Fernanda Brum canta o Hino Nacional na abertura do CPAC Brasil 2021


O primeiro dia da segunda edição brasileira do CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora, na tradução do inglês), maior evento conservador do mundo, reuniu centenas de pessoas nesta sexta-feira (03) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A abertura teve a apresentação de Fernanda Brum cantando o Hino Nacional Brasileiro. Com o tema "Liberdade não se ganha, se conquista" o congresso reuniu mais de 35 conferencistas do Brasil e do mundo, painéis temáticos, estandes e contou com a presença de representantes de grandes jornais independentes do país. A programação organizada pelo Instituto Conservador-Liberal segue até este sábado (04). O evento é transmitido gratuitamente AQUI pelo YouTube.

Denise Lorenzoni, esposa do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, fez uma sequência de stories em seu Instagram com a apresentação de Fernanda Brum. 

O deputado federal, Eduardo Bolsonaro, também postou a apresentação de Fernanda Brum, acompanhada pelo Pr. Emerson Pinheiro, seu marido ao teclado. Na sequência, o parlamentar publicou fotos do primeiro dia do evento acompanhada de um desabafo pela liberdade de expressão.

“Participar de um evento como o CPAC hoje virou, infelizmente, sinônimo de coragem. Não temos mais o direito de falar o que pensamos, somos perseguidos. Mas como chegamos a este ponto? Conhecer as estratégias de seu detrator é parte essencial para se vencer esta guerra”, disse.

A liberdade de expressão foi o grande foco do primeiro dia de evento. Referências às prisões, atentados à liberdade de expressão e decisões controversas do Supremo Tribunal Federal (STF) contra figuras de direita foram frequentes. Outro assunto trazido à tona diversas vezes foi a quebra da hegemonia da esquerda na opinião pública.

“Durante anos, eles tentaram nos calar, nos ofereceram alternativas falsas, mentirosas. Isso não vai mais acontecer”, disse Onyx Lorenzoni, ministro do Trabalho e Previdência, no discurso de abertura.

Além de Lorenzoni, os deputados federais Capitão Derrite (PP-SP), Bia Kicis (PSL-DF), Filipe Barros (PSL-PR), Caroline de Toni (PSL-SC) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PSL-SC) e o vereador Nikolas Ferreira (PRTB), de Belo Horizonte/MG, palestraram neste primeiro dia.

Vários influenciadores digitais também estiveram presentes. Donos de canais de sucesso no YouTube como Barbara Destefani, do Te Atualizei, e os humoristas do Canal Hipócrita falaram no evento, além da analista política e medalhista olímpica de vôlei Ana Paula Henkel.

No fim de sua fala, Lorenzoni fez uma convocação para as manifestações do dia 7 de setembro e chamou a plateia a repetir versos do Hino da Independência. “Vamos continuar, firmes e lutando, porque aqui não tem covarde”, afirmou.

Neste sábado (04), segundo e último dia do CPAC, o destaque fica por conta da participação Donald Trump Jr, filho do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.