Rio adia para 15 de setembro exigência de comprovante de vacina em espaços coletivos

A Prefeitura do Rio adiou para o dia 15 de setembro o início da exigência do comprovante de vacinação para locais de uso coletivo. A regra entraria em vigor nesta quarta-feira (1o.), mas foi adiada devido à instabilidade do aplicativo ConecteSUS para retirada dos certificados de vacinação.

O próprio Ministério da Saúde admitiu que ora as informações demoram a carregar, ora as vacinas sequer aparecem na plataforma.

De acordo com a prefeitura, até o início da exigência será realizada uma série de ações educativas junto aos estabelecimentos que passarão a exigir o chamado passaporte da vacina. Entre os locais onde só entrarão vacinados contra a covid-19 estão academias, clubes e cinemas.

Calendário

A vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (31) é destinada aos meninos com 16 anos, pessoas com 40 anos ou mais, gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência com 12 anos ou mais. Quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Para a segunda dose, é importante levar também o comprovante da primeira aplicação.

A repescagem para pessoas com idade entre 18 e 39 anos está suspensa até o recebimento de novas doses. As unidades seguem aplicando a segunda dose, conforme a data estipulada no comprovante da primeira.

Pessoas com Deficiência (PcD) devem apresentar laudo da rede pública ou particular; cartões de gratuidade no transporte público; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de uma pessoa com deficiência.

Gestantes e puérperas devem apresentar cartão de pré-natal, além da assinatura do termo de esclarecimento disponível em coronavirus.rio/vacina. Lactantes devem apresentar indicação do profissional de saúde que realiza o acompanhamento da criança.



Clique aqui e encontre a unidade mais próxima