Caixa de perguntas do Instagram é febre entre pastores e cantores Fazer perguntas nos Stories do Instagram é uma forma de aumentar as interações com os seus seguidores. Neste ano, o recurso tornou-se um dos mais usados por pastores e cantores cristãos, que aproveitam para usar os vídeos salvos em seus smartphones para movimentar o feed de sua rede social. A ferramenta, em alguns casos, se assemelha ao chamado “gabinete de pastor” que todos podem ver o assunto ser discutido, sem conhecer o autor da pergunta. Mas em boa parte das situações, perguntas constrangedoras ou bem-humoradas tiram o foco de uma linha mais discipuladora.

Um dos maiores adeptos à caixa de perguntas é o pastor André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha, em Orlando/EUA. Ele responde desde perguntas mais direcionadas como: “Pastor, você acha que Cristo está voltando mesmo ou falta muito?” a dúvidas sobre comportamentos, cujo autor já parece saber a resposta, como esta: “Meu limite é 3 copos de cerveja pra não embriagar. É pecado mesmo assim?”

Valadão parece não ter nenhum constrangimento em responder aos seus seguidores. A resposta sobre bebida, por exemplo, foi direta: “Tem um ‘trem’ na Bíblia que vocês têm que entender, é sobre a aparência do mal. A aparência de alguém e de uma vida que não teme a Deus. Você tem cuidado disso na sua vida?”

A cantora Léa Mendonça também se diverte e discipula com a caixa de perguntas. Em resposta a uma seguidora que queria saber o que Léa achava sobre feet com cantores seculares, a também pastora comentou: “Eu acho que a gente precisa definir se a gente quer ser artista, se a gente que ser adorador. O adorador abre mão de muitos desejos em favor de um ideal: o Evangelho, ganhar almas para o Reino”.

Você também pode usar a caixa de perguntas da plataforma com o propósito de anunciar o Evangelho ou simplesmente se divertir. O melhor uso da ferramenta quem determina é o usuário.

O recurso fica no menu de adesivos da câmera do Story — posts que duram apenas 24 horas, mas os vídeos podem ser salvos no rolo da câmera do seu smartphone para serem usados quando e onde você quiser.

As respostas ficam organizadas em um só lugar e apenas o dono da conta pode visualizá-las. Porém, também é possível publicar as respostas recebidas, seja para todos os seguidores ou apenas para a lista de amigos próximos da rede social.

Como fazer perguntas nos Stories do Instagram
1. Abra a câmera do Story, no Instagram;
2. Tire uma foto ou selecione uma imagem da sua galeria;
3. Toque no ícone de adesivo, o terceiro no menu superior direito;
4. Selecione a caixa “Perguntas” e toque em “Faça uma pergunta”;
5. Digite o que você quer perguntar e escolha uma cor para a sua caixa;
6. Toque em “Concluir” e, depois, em “Seu Story” para publicar.

Como ver as respostas da caixa de perguntas?
A rede social não envia uma notificação para cada resposta à pergunta feita nos Stories do Instagram. Sendo assim, é preciso conferir manualmente quem deixou uma resposta para você. É como checar quem visualizou o post:
1. Abra o post no qual você colocou a caixa de perguntas;
2. Toque na tela e arraste o dedo para cima;
3. Para ver todas as respostas, toque em “Ver tudo”.

Como publicar as respostas?
Há duas formas de responder o que você recebe na caixa de perguntas do Story. A primeira maneira é enviar uma mensagem privada diretamente para o seu seguidor. O segundo jeito é publicar a resposta recebida em um novo post e fazer um comentário sobre o que você recebeu. Siga os passos para publicar a resposta da caixa de perguntas em um novo post:
1. Toque em “Responder”, abaixo da resposta que você quer publicar;
2. Selecione “Compartilhar resposta” e digite um comentário;
3. Toque em “Seu Story” ou em “Amigos próximos” para publicar.