Furacão Ida mudou até o curso de um rio nos EUA O furacão Ida explodiu em terra no domingo como uma das tempestades mais poderosas que já atingiu os Estados Unidos.

O furacão de categoria 4 atingiu a costa da Louisiana com ventos de 150 milhas por hora soprando dos telhados e até revertendo o fluxo do rio Mississippi.
Ele chegou na data exata em que o furacão Katrina atingiu Nova Orleans há 16 anos.

O furacão Ida pode ter sido menor que o Katrina, mas foi mais forte. Os ventos de Ida trouxeram tempestades devastadoras e ventos fortes para a costa da Louisiana e Mississippi e deixaram 1,8 milhão de pessoas sem energia.

Telhados foram arrancados de prédios e alguns moradores que permaneceram relataram que a água em suas casas estava até o peito. 

Em Homa, Louisiana, localizado a sudoeste de Nova Orleans, ventos fortes arrancaram o telhado de um edifício. A tempestade e o vento foram tão fortes que inverteram temporariamente o fluxo do rio Mississippi. 

Em Lafitte, houve relatos de que um dique estava quebrando e uma barcaça se soltou, batendo em uma ponte e impedindo quaisquer operações de resgate.

Da noite para o dia, toda a cidade de Nova Orleans perdeu o poder. As memórias do Katrina há 16 anos e das inundações devastadoras após o colapso do sistema de diques deixaram muitos ansiosos para partir.

O Ida enfraqueceu e se transformou em uma tempestade tropical enquanto continua a se mover para o norte através da Louisiana, mas ainda representa uma ameaça poderosa.

O governador da Louisiana, John Bel Edwards (D), alertou seu estado para se preparar para potencialmente semanas de recuperação. Ele disse que muitos serão testados de maneira sobrenatural.