Vídeo: leão é libertado de cativeiro e “passeia” pelas ruas do Camboja

Um leão foi flagrado vagando livremente pelas ruas de Phnom Penh, capital do Camboja, depois de ser libertado intencionalmente por um funcionário insatisfeito do cativeiro onde era mantido. A informação foi repassada pelo próprio dono do animal.

O leão, chamado de Hei Man, que significa “Mente Sombria” em português, já havia parado nas manchetes por lá em julho, quando as autoridades do país no sudeste asiático confiscaram o animal de seu antigo dono chinês, Zhai, antes de devolvê-lo.

Agora, na última segunda-feira (16), o felino foi visto andando livremente por Phnom Penh, enquanto as testemunhas mais corajosas fotografavam e faziam vídeos do animal. Ele, então, foi recapturado e devolvido para o dono.

Zhai, que é quem tem a custódia do leão Hei Man, é um empresário chinês residente no Camboja. Ele disse que a fuga tinha sido obra de um de seus funcionários responsáveis pelos cuidados do animal, em retaliação por ter sido demitido após suspeitas de atividade fraudulenta.

De acordo com o Primeiro Ministro do Camboja, Hun Sen, uma das condições para que o exótico animal retornasse a seu dono em julho era a de que ele o mantivesse em condições apropriadas de cativeiro. Ainda não está claro, no entanto, se Zhai vai enfrentar alguma consequência legal pelo “passeio” de seu bicho de estimação.