Saiba quem deve se vacinar contra o sarampo O Ministério da Saúde contabilizou até o momento 1.226 casos de sarampo entre os dias 12 de maio e 3 de agosto. Do total, 1.220 estão concentrados em São Paulo, 4 no Rio de Janeiro, 1 na Bahia e outro, no Paraná. Existem ainda outros 6.678 casos suspeitos.

Por causa do avanço de casos, o Ministério da Saúde montou um comitê encarregado de acompanhar diariamente a situação em todo o Brasil, o primeiro estágio para que a decretação de estado de emergência seja realizada.

A estratégia atual do governo é realizar vacinações de bloqueio, em que pessoas que tiveram contato com suspeitos de ter a infecção são imunizadas.

Para prevenir o aparecimento de novos casos, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação de reforço para crianças de seis meses a menores de um ano, que moram ou vão viajar para locais onde há surto de sarampo. Essa vacinação deve ser feita pelo menos 15 dias antes da data prevista para a viagem. A lista de municípios está disponível no site www.saude.gov.br/sarampo.

É importante ressaltar que essa é uma dose extra da vacina, portanto, não deve interferir na rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação.

Todas as crianças do país devem continuar seguindo a orientação do Calendário Nacional de Vacinação: tomar a tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose), tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela.

Todos as pessoas de 1 a 49 anos de idade devem estar vacinadas contra sarampo. O esquema de vacinação é diferente de acordo com a idade.

A doença é altamente contagiosa. Uma pessoa com sarampo pode passar a doença para até 18 pessoas.

Quando tomar a vacina do sarampo?
• Aos 12 meses de idade (1 ano) - Primeira dose;
• Aos 15 meses de idade - Segunda e última dose por toda a vida.

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade?
• Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
• Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
• De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;
• De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.