Crises de soluço: quando podem ser um sinal de alerta? Especialista explica

O soluço é uma contração súbita dos músculos inspiratórios, que puxam o ar para os pulmões, seguida por um fechamento abrupto das pregas vocais, levando à produção do som característico. Ele não tem função fisiológica conhecida nem causa completamente esclarecida. Apesar de a maioria dos casos ser de evolução positiva, desaparecendo espontaneamente, algumas crises podem exigir avaliação médica, indicando um distúrbio orgânico.

Na última semana, chamou a atenção o caso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que apresentou crises de soluço durante algumas aparições públicas e, posteriormente, precisou ficar internado por cinco dias para tratar de uma obstrução intestinal, até receber alta no último domingo (18).

Para esclarecer alguns pontos sobre o assunto, o Melodia News ouve hoje (19) o Dr. Henrique Perobelli, gastro/proctologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. De acordo com o especialista,

O que é o soluço exatamente? Quais são suas principais causas?

Dr. Henrique Perobelli:
O soluço é um espasmo involuntário do músculo diafragmático. As principais causas são irritação no nervo frênico, um nervo que inerva o diafragma. Condições comuns são espasmos esofágico, esofagite, refluxo gastresofágico, distensão abdominal, tumores.

Quando é preciso se preocupar com a ocorrência de crises de soluço?

Quando passa a se prolongar por dias e causa dificuldade em deglutir e digestão dos alimentos.

No caso do presidente Jair Bolsonaro, as informações indicam que suas crises de soluço foram causadas por uma obstrução intestinal. Como se caracteriza essa condição?

Não posso avaliar o caso específico do presidente, por não acompanhá-lo. Mas os casos de suboclusão intestinal em geral causam uma obstrução mecânica da passagem de ar e conteúdo intestinal por algum ponto em que a luz intestinal está reduzida. Esta condição pode causar distensão abdominal, soluços, vômitos e parada de eliminação de gases e fezes.

Pessoas que sofrem com refluxo estão mais sujeitas a crises de soluço? Quais são as recomendações nesse caso?

Sim, esta é uma causa importante de soluços. Deve-se procurar auxílio médico para um correto diagnostico. Alimentos ricos em gordura e carne vermelha devem ser evitados. Bebidas gaseificadas também não são indicadas. Deve-se evitar deitar-se após alimentar-se por ao menos 2 horas.

Quando as crises são mais brandas, como podemos tratar e cessar o soluço?

Existem exercícios respiratórios com pausas e manobras de valsalva que podem recoordenar os espasmos musculares do diafragma. Beber água continuamente e pausadamente podem ajudar também. Flexionar-se sobre o abdome pode ajudar a diminuir as crises. Algumas medicações como o amitriptilina e metoclopramida podem ajudar. Mas apenas com recomendações médicas.