Rio anuncia calendário de vacinação de adolescentes e

A prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o novo calendário de vacinação, que traz mais uma antecipação. As novidades são a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos e 11 dias de repescagem, no mês de setembro. Além das datas, o município quer realizar uma busca ativa para os "atrasados" da imunização contra a covid-19. Neste mês de julho haverá só mais 4 dias de repescagem. 

A previsão é que todos os moradores da capital, maiores de 18 anos, sejam vacinados com ao menos uma dose até 18 de agosto.

Para outubro, a prefeitura analisa se será necessária uma dose de reforço para os idosos. Segundo o secretário de Saúde, Daniel Soranz, o tema ainda é discutido mas está dentro do planejamento.

Vacinação de adolescentes

Adolescentes  serão imunizados contra a covid-19 a partir de agosto. O calendário começa no dia 23 de agosto para meninas de 17 anos e seguirá até 10 de setembro para meninos de 12 anos. As informações foram divulgadas durante transmissão pela internet nesta quinta-feira (15), pela prefeitura. Com a previsão de aumento da entrega de doses pelo Ministério da Saúde em agosto, o município espera avançar na vacinação e até o dia 18 de agosto toda a população adulta terá recebido pelo menos a primeira dose.  Em novembro, a expectativa do município é que toda a população elegível para a vacinação tenha tomado também a segunda dose.

A partir de segunda-feira (19), serão vacinadas mulheres com 36 anos, com as idades diminuindo sucessivamente, até o dia 18 de agosto, quando estarão sendo vacinadas pessoas com 18 anos.

Dose de reforço

Com o avanço da vacinação, em outubro a prefeitura pretende possibilitar a oferta de dose de reforço para os mais idosos. Primeiro para aqueles de 80 anos ou mais. Em novembro para os que estão na faixa dos 70 anos e, em dezembro, para os de 60 para cima. Porém, segundo a assessoria da prefeitura, a possível aplicação da dose de reforço depende do que for recomendado pelos estudos científicos.