Igrejas na Austrália são proibidas de louvar até em cultos online O governo de New South Wales, na Austrália, introduziu novas diretrizes que proíbem o canto em locais de culto, mesmo para transmissões ao vivo. Essas restrições são motivadas pelo ligeiro aumento de casos Covid-19 na região.

A nova restrição está em vigor desde 26 de junho, e afirma que "Não é permitido cantar para o público em shows ou por fiéis em locais de culto fechados." As restrições estão previstas para terminar nesta semana.

Em um e-mail para líderes religiosos, o governo escreveu "Informamos que, sob a atual Ordem de Saúde Pública (PHO), a NSW Health confirmou que cantar não é permitido em áreas internas de locais de culto público. Isso inclui durante uma transmissão ao vivo e em NSW regional. Esta regra protegerá as pessoas que podem estar envolvidas na assistência à transmissão ao vivo de um evento, por exemplo, assistência técnica, ou que podem estar em comunidades regionais participando de um serviço."

O e-mail também dizia que os líderes do serviço religioso devem usar máscaras durante a transmissão ao vivo, exceto quando estiverem fazendo um discurso.

"O requisito é usar uma máscara facial em todas as áreas internas de instalações não residenciais. Esta regra se aplica a toda NSW. Um líder de serviço pode tirar temporariamente a máscara para fazer um discurso por motivos de acessibilidade."

A ordem de saúde provocou reação dos líderes cristãos australianos, incluindo Brian Houston, pastor da Igreja Hillsong. Ele disse no T witter "Nada de cantar. Não só nada de cantar na igreja, mas também para uma câmera para a igreja online. Simplesmente não está certo. Vamos tomar uma posição."

Houston também disse que esse movimento foi uma discriminação contra a religião e disse que é tão draconiano que é difícil de acreditar. A imposição de restrições estritas devido à Covid-19 em locais de culto é uma tendência observada em todo o mundo ocidental.

A mudança também levou os pastores canadenses a se manifestarem. O Rev. Aaron Rock da Harvest Bible Church, em Windsor, disse em um post no Facebook : "Primeiro eles convencem você de que a transmissão ao vivo / zoom da igreja é uma igreja real (não é) e, em seguida, eles a tiram também. Esta é a armadilha em que os cristãos caem quando eles trocam as instruções claras de Deus pelas opiniões dos 'especialistas'. "