Convenção Batista Brasileira comemora 114 anos com culto online

A Convenção Batista Brasileira (CBB) comemora nesta terça-feira, 22 de junho, 114 anos de história. A data foi lembrada durante uma transmissão simultânea na rádio online 3.16, iniciativa da Junta de Missões Nacionais (JMN), e no canal da Convenção Batista Brasileira no YouTube.

Participaram do culto de celebração o pastor Sócrates Oliveira de Souza, diretor executivo da CBB; o pastor Fausto Aguiar de Vasconcelos, presidente da CBB e o pastor Fernando Brandão, diretor executivo da Junta de Missões Nacionais (JMN). A transmissão teve a mediação dos pastores Fabrício Freitas e Diogo Carvalho, da JMN; e do pastor Jefferson Dantas, da Primeira Igreja Batista em Imperatriz (MA).

“Damos graças a Deus e àqueles irmãos mensageiros. Continuamos no mesmo ideal daqueles irmãos: ganhar a pátria e o estrangeiro para Cristo”, declarou o pastor Sócrates.

“O sucesso dos batistas brasileiros é a essência e o poder de Deus agindo em nós. Se não houvesse a cooperação, seria impossível o trabalho da Convenção Batista Brasileira”, comentou o pastor Fausto.

A cerimônia também foi marcada pela comemoração do aniversário de 14 anos do pastor Fernando Brandão à frente da Junta de Missões Nacionais.

Os batistas no Brasil


Foi através dos Batistas do Sul dos Estados Unidos, que a denominação chegou ao Brasil, onde foi organizada, no dia 15 outubro de 1882, a Primeira Igreja Batista para Brasileiros. Deste trabalho surgiu a Convenção Batista Brasileira.

Mas somente em 1907, a ideia de organizar uma Convenção Nacional dos Batistas Brasileiros foi concretizada. Os missionários norte-americanos A. B. Deter, Zacharias Taylor e Salomão Ginsburg concordaram em dar prosseguimento ao plano. Eles conseguiram a adesão de outros missionários e de líderes brasileiros, inclusive Francisco Fulgêncio Soren, que tinha, inicialmente, algumas reservas.


A comissão organizadora optou pela data de 22 de junho de 1907 para organizar a Convenção, na cidade de Salvador, quando transcorreriam os primeiros 25 anos do início do trabalho batista brasileiro.


Naquele dia, no prédio do ALJUBE, onde funcionava a PIB de Salvador, em sessão solene, foi realizada a primeira Assembleia da Convenção Batista Brasileira (foto à esquerda), composta de 43 mensageiros enviados por igrejas e organizações. A casa estava cheia. O clima era de festa, celebrando o que Deus fizera a partir daquele início tão pequeno!

Atualmente, a Convenção Batista Brasileira é formada por 33 convenções estaduais, 9.070 igrejas, 4.667 congregações e mais de 1,8 milhão de membros.