Passe adiante "Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber". (Provérbios 9.9)

Existem dois dias em que ninguém consegue fazer absolutamente nada: ontem e amanhã. Ninguém consegue fazer nada no dia que se passou por motivos óbvios. Não se pode voltar no tempo. Bom seria se pudéssemos! Ninguém também pode viajar para o futuro. Bom seria se fosse possível! Por essa razão, o que podemos fazer está no campo do tempo presente. Ou seja, a hora é agora, é hoje. Então, aja! Use seu potencial para fazer as coisas acontecerem.

O saudoso pastor Myles Munroe, morto em um acidente aéreo em 2014, trazia a mensagem da vitória e do potencial em suas pregações. Ele era um grande incentivador da realização de sonhos. Por isso, aprendi muito com esse homem. Seus ensinamentos permanecem vivos. Confira algumas frases deste exímio pregador:

“Eu acredito que a maior tragédia na vida não é a morte. Mas a grande tragédia na vida é uma vida sem propósito.”

“Você nunca poderá se apropriar daquilo que você adia.”

“Exija de você mesmo coisas superiores às que você já realizou. Espere muito mais do que realizações de fácil alcance.”

Algo que tenho aprendido é que potencial é uma habilidade latente. É um poder não utilizado. Um sucesso não alcançado. São talentos escondidos. Uma capacidade ainda não desenvolvida. Ou seja, potencial é aquilo que podemos ser e ainda não somos. É aquilo que podemos fazer e ainda não fizemos. É aquilo que podemos alcançar, mas ainda não alcançamos. É o que podemos realizar e ainda não realizamos.

Eu tenho certeza de que todos nós temos um grande potencial que ainda não foi usado. Mas se nos esforçarmos, Deus vai nos conceder graça para desenvolvê-lo.

Certa vez, em uma das aulas do curso de psicanálise, a professora disse a nossa turma:
"O local mais rico do mundo é o cemitério!". Eu quis saber por que a professora estava dizendo aquilo. E ela respondeu: "Porque eu não quero cometer o erro que meu pai cometeu. Ele foi um dos homens mais inteligentes que já conheci. Não porque era meu pai, mas ele era extremamente inteligente." Então perguntei qual havia sido o erro de seu pai. E ela respondeu: "Ele nunca escreveu um livro. Tudo o que ele aprendeu um dia morreu com ele. O cemitério está cheio de pessoas que levaram consigo toda a riqueza intelectual.".

Fiquei pensativo após aquela aula e cheguei à conclusão de que tratava-se de uma grande verdade. Por isso, hoje, tenho em mente que o que sabemos deve ser passado adiante para que gerações futuras utilizem nossas informações, técnicas e recursos para melhorar o mundo em que vivem.

Quando penso em alguns mentores que tive e em homens tão inteligentes que tenho o privilégio de conhecer a cada dia, me sinto muito grato. Através de muitos que já se foram e de outros que ainda estão a minha volta, aprendo muito. Também é por isso que hoje, levo a mensagem do sucesso. Quero poder influenciar positivamente a vida de quem deseja realizar sonhos. O que aprendi não morrerá comigo. E espero que o que você tem, querido leitor, não fique com você. Passe adiante!

s