Tecnologia usa o corpo humano como meio para alimentar aparelhos eletrônicos Pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) desenvolveram uma tecnologia que permite que um único dispositivo, como um celular colocado no bolso, ligue sem fio outros dispositivos vestíveis no corpo do usuário, usando o corpo humano como meio de transmissão de energia.

O novo sistema permite que uma única fonte de energia totalmente carregada ligue até 10 dispositivos vestíveis no corpo, por um período de mais de 10 horas. Ele também pode coletar energia não utilizada de eletrônicos em um ambiente típico de casa ou escritório para alimentar os “wearables”.

Os resultados foram publicados na revista Nature Electronics.

"As baterias estão entre os componentes mais caros em dispositivos vestíveis e adicionam volume ao design. Nosso sistema exclusivo tem o potencial de omitir a necessidade de baterias, permitindo que os fabricantes miniaturizem os dispositivos enquanto reduzem significativamente o custo de produção", disse Jerald Yoo, Professor Associado do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da NUS.

"Mais empolgante, sem as restrições de baterias, nosso desenvolvimento pode permitir a próxima geração de aplicativos vestíveis, como patches de ECG, acessórios de jogos e diagnósticos remotos", acrescentou Yoo.

A equipe da NUS projetou um sistema receptor e transmissor que usa o próprio obstáculo da alimentação sem fio - o corpo humano - como meio de transmissão e coleta de energia. Cada receptor e transmissor contém um chip que é usado como trampolim para estender a cobertura por todo o corpo.

O usuário só precisa colocar o transmissor em uma única fonte de energia, como o relógio inteligente no pulso do usuário, enquanto vários receptores podem ser colocados em qualquer lugar do corpo da pessoa. O sistema então aproveita a energia da fonte para alimentar vários wearables no corpo do usuário por meio de um processo denominado como transmissão de energia acoplada ao corpo.

Dessa forma, o usuário só precisará carregar um dispositivo e os demais dispositivos usados ​​podem ser ligados simultaneamente a partir dessa única fonte.

Siga-nos