Estudo aponta que cães podem saber se uma pessoa é desonesta

Você já deve ter ouvido falar que os cães são os melhores amigos do homem, mas o que talvez não saiba é que eles podem ser capazes de escolher bem com quem se relacionar. De acordo com um estudo da Universidade de Quioto, no Japão, uma vez que os cachorros decidem que uma pessoa não é confiável, eles param de seguir suas ordens.

Os pesquisadores, liderados pela professora Akiko Takaoka, colocaram em teste a teoria de que se uma pessoa aponta para algo, um cachorro irá até lá para averiguar (com o olfato) o lugar para onde foram direcionados.

Primeiro, eles apontaram para um pote com comida, para onde os cães foram sem hesitar. No segundo experimento, eles apontaram para a mesma direção, onde desta vez não havia comida, mas mesmo assim os cães foram até o local. Na terceira vez, no entanto, os cachorros não seguiram a ordem, tendo julgado que quem dava as ordens não era confiável.

O mesmo padrão foi observado com os 34 cães que participaram do teste. De acordo com os cientistas, isso prova que os cachorros são capazes de saber quando nós somos desonestos com eles baseados em experiências anteriores:

“Cachorros são comumente associados a animais que seguem gestos humanos. Neste estudo, nós questionamos se eles fazem isso automaticamente ou se eles ajustam flexivelmente seu comportamento dependendo da confiabilidade de quem faz o gesto, baseado em evento anterior.” – diz um trecho do estudo.

“Esses resultados sugerem que os cães não só são altamente habilidosos em entender gestos humanos, mas também realizam inferências sobre a confiabilidade dos humanos, consequentemente, modificando seu comportamento dependendo das inferências.” – completam os autores.