Reforma da Previdência já está com o Senado O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) entregou na tarde desta quinta-feira (8) o texto da reforma da Previdência ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

A aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma foi concluída em segundo turno pelos deputados nesta quarta (7). Com a entrega do texto, a matéria passará a tramitar no Senado.

Para que a tramitação seja iniciada oficialmente, o presidente do Senado terá de ler o texto em plenário – o que deve ocorrer ainda nesta quinta. Após a leitura, o texto será encaminhado por Alcolumbre à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa.

O presidente do Senado afirmou que a previsão para que a matéria seja concluída no Senado é de 45 a 65 dias.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, defendeu que o Senado vote o texto da reforma da Previdência que aprovado pelos deputados federais, sem alterações, para evitar que a proposta volte à Câmara dos Deputados. Senadores articulam a elaboração de uma proposta paralela para incluir Estados e municípios na reforma.