Navios iranianos são vistos navegando em direção à Venezuela Dois navios iranianos contornaram o Cabo da Boa Esperança , parecendo rumar para o Oceano Atlântico em direção à Venezuela , segundo relatos. 


Os dois navios - uma fragata iraniana e o Makran, um petroleiro que foi convertido em uma base avançada flutuante - seguiram para o sul ao longo da costa oriental da África e contornaram o Cabo da Boa Esperança recentemente. 

Imagens de satélite do navio do início de maio fornecidas pela Maxar Technologies mostram sete barcos de ataque rápido a bordo do convés do Makran, informou o site americano de notícias USNI News.

O destino final não é certo, mas as fontes afirmam que as autoridades acreditam que os navios estão indo para a Venezuela: O motivo da viagem continua um mistério, assim como a carga dos navios. 


Alguns funcionários do governo Biden indicaram esta semana que estão preocupados com os navios que possam carregar armas, avisando Teerã que os EUA agirão se for esse o caso. 

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, não confirmou o movimento do Makran  ou da carga quando questionado pelo USNI News na terça-feira.

“O Comando Sul certamente tem a capacidade de cuidar de nossos interesses naquela parte do mundo”, disse ele a repórteres.

O Irã e a Venezuela estreitaram laços nos últimos anos, com os petroleiros iranianos navegando para a Venezuela várias vezes ao longo de 2020 em um esforço para minar as sanções dos EUA ao país sul-americano. 

Oficiais dos EUA monitoraram de perto o curso dos navios nas últimas duas semanas, com uma pequena janela para os navios mudarem de curso ou voltarem para casa. 

Se os laços entre o Irã e a Venezuela continuarem a se desenvolver, isso daria ao Irã a oportunidade de estabelecer uma base verdadeira mais perto dos EUA