Rio tem previsão de vacinar todas as pessoas maiores de 18 anos até outubro

O Rio de Janeiro é uma das primeiras cidades a divulgar o calendário de vacinação de Covid-19 para pessoas com mais de 18 anos e sem comorbidades. A prefeitura anunciou ontem à noite (12) que vai pular a quarta fase do Plano Nacional de Imunização, para voltar a imunizar as pessoas por idade no próximo mês, depois que concluir a vacinação de pessoas com comorbidades e com deficiência física.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, o novo calendário é possível de ser seguido devido à previsão da entrega de novas doses da vacina da Astrazeneca pela Fiocruz e pelo Ministério da Saúde. O secretário explicou que o novo calendário não faz distinção de nenhum tipo de grupo e considera que o principal fator de risco para morrer de Covid-19, após o fator comorbidade e deficiência, é o fator idade.

Com este novo calendário que começa em junho, todos os moradores do Rio com até 18 anos deverão ser imunizados até outubro.



Veja nota da Prefeitura do Rio

A partir de 31 de maio, as doses começarão a ser aplicadas em toda a população, seguindo o critério por idade e sexo. O cronograma de vacinação do município do Rio foi feito com muito planejamento e de acordo com a previsão de entrega das vacinas nos próximos meses, especialmente a AstraZeneca, que tem sido recebida em maior escala.

Não havendo atraso na chegada das doses, esperamos vacinar toda a população carioca maior de 18 anos até o fim de outubro.

Sabemos que a vacina é a esperança de dias melhores e não estamos medindo esforços pra imunizar o maior número de pessoas o mais rápido possível. Seguimos trabalhando duro, contando com a coragem e a competência de nossos profissionais, e confiantes de que esse tempo difícil está cada vez mais perto do fim.