Helicóptero da Nasa faz história com voo sobre Marte De acordo com a agência espacial americana NASA, o helicóptero robô em miniatura Ingenuity realizou uma decolagem e pouso com sucesso em Marte na manhã de segunda-feira (19). Este é o primeiro voo controlado com motor de uma aeronave sobre a superfície de outro planeta.

Os líderes da missão da NASA explodiram em aplausos e gritos de alegria quando os dados transmitidos de Marte confirmaram que o helicóptero de rotor duplo de 1,8 kg havia realizado seu voo inaugural de 40 segundos conforme planejado. 

O breve teste do veículo experimental mostra como os exploradores podem estudar o Planeta Vermelho tanto do céu quanto do solo.

O helicóptero robô foi programado para subir 10 pés (3 metros) em linha reta para cima, depois pairar e girar no lugar sobre a superfície marciana por meio minuto antes de voltar a se acomodar em suas quatro pernas. As autoridades disseram que os dados retornados de Marte mostram que isso de fato ocorreu.

Voar em Marte está no limite do impossível porque não há muito ar contra o qual empurrar. Na superfície de Marte, a atmosfera é apenas 1/100 da densidade da Terra. Assim, para gerar sustentação suficiente para o pequeno Ingenuity subir, seus dois rotores, cada um com cerca de um metro de largura, tiveram que girar em direções opostas a mais de 2.500 rotações por minuto.