Família real se despede do príncipe Philip


A família real britânica se despediu hoje (17) do príncipe Philip, que morreu no último dia 9, aos 99 anos. A cerimônia aconteceu na cidade de Windsor, na Inglaterra, e pôde ser acompanhada pelo YouTube.

O caixão com o corpo do marido da Rainha Elizabeth II foi levado por oficiais fardados em um Land Rover adaptado. Acima dele, estavam sua bandeira, espada e chapéu naval.

Os príncipes Charles, William, Harry e outros membros da realeza seguiram o carro a pé. A rainha Elizabeth II foi em outro carro, ao lado de uma dama de companhia.

O cortejo levou à Capela de São Jorge. O caixão foi recebido com um minuto de silêncio, o hino nacional e salva de tiros. A cerimônia interna, comandada pelo deão de Windsor e pelo arcebispo de Canterbury, dividiu momentos entre discursos dos dois e cantos do coral. 

O Palácio desencorajou os simpatizantes de Philip de se reunirem na área externa das residências reais para deixar flores; uma medida contra a disseminação da Covid-19.

Luto


O período de luto nacional termina hoje. A família real, porém, cumprirá duas semanas de luto — os membros da realeza comparecerão a compromissos usando faixas pretas. Desde a morte de Philip, as bandeiras estão a meio mastro no Reino Unido.