Dia Mundial da Saúde: Construindo um mundo mais justo e saudável

A saúde não se trata apenas do bem-estar físico, mas também dos aspectos mentais e sociais. Uma pessoa é considerada saudável se possuir todos os três. De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde – a saúde é fundamental para a felicidade e o bem-estar humanos. Também dá uma contribuição importante para o progresso econômico, pois as populações saudáveis ​​vivem mais e são mais produtivas.

Milhões de pessoas em todo o mundo são vítimas de muitas doenças terríveis. Portanto, para aumentar a conscientização sobre a saúde geral e o bem-estar das pessoas em todo o mundo, todos os anos, o Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 07 de abril.

Dia Mundial da Saúde 2021: Tema

A cada ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) seleciona um tema que destaca uma área prioritária específica da saúde pública. O tema do dia global de conscientização da saúde deste ano é “Construindo um mundo mais justo e saudável”.

A campanha destaca o princípio constitucional da OMS de que “gozar do mais alto padrão de saúde possível é um dos direitos fundamentais de todo ser humano, sem distinção de raça, religião, crença política, condição econômica ou social”.

Como você pode alcançar uma boa saúde?

As seguintes maneiras podem ajudá-lo a alcançar uma boa saúde:

•    Coma refeições saudáveis;

•    Adicione mais frutas e vegetais à sua dieta;

•    Beba uma quantidade suficiente de água;

•    Faça exercícios regulares;

•    Lave a mão antes de comer;

•    Durma o suficiente;

•    Evite fumar,  beber álcool, cafeína e bebidas açucaradas.

História do Dia Mundial da Saúde

Em 1948, a OMS organizou a primeira Assembleia Mundial da Saúde que apelou à criação de um "Dia Mundial da Saúde". Em 1950, o primeiro Dia Mundial da Saúde foi comemorado em 7 de abril e, desde então, é comemorado todos os anos no mesmo dia. O principal objetivo do dia é criar consciência sobre um tema específico da saúde para destacar uma área prioritária de preocupação para a Organização Mundial da Saúde.