Quando você precisou, ele estava lá, mas o “Yahoo Respostas” está prestes a ser excluído

“Como instalar esse programa no computador?” “Como corrigir esse erro no meu celular?” “Quais são os melhores filmes de 2009?” Desde 2005, os usuários da internet vêm buscando respostas para as mais diversas dúvidas no site ‘Yahoo Respostas’, da gigante ‘Verizon Media’. Mas a ferramenta já tem data para deixar de existir: 04 de maio.

Um dos portais mais antigos e visitados da história da internet, o Yahoo Respostas salvou a vida de muita gente durante seu tempo útil, mas sempre conviveu com problemas de moderação, já que as respostas para as perguntas eram enviadas pelos próprios usuários, que ganhavam pontos por cada uma delas. Com o tempo, discursos de ódio e informações falsas começaram a ganhar seu espaço na plataforma.

Nesta segunda (05), no entanto, a Yahoo anunciou a descontinuação do site de perguntas e respostas, sob alegação de que abandonaria a plataforma pela queda de popularidade:

“Embora as Respostas do Yahoo já tenham sido uma parte essencial dos produtos e serviços do Yahoo, ele se tornou menos popular com o passar dos anos, conforme as necessidades de nossos membros mudaram” – disse a empresa em comunicado.

Mesmo com os argumentos da Yahoo, especialistas apontam que o real motivo para o desligamento do site é mesmo o combate à desinformação e à circulação de notícias falsas e discursos de ódio, especialmente em uma época em que gigantes como Google e Facebook já tiveram que se explicar à justiça sobre esforços para combater essas práticas.

Como último ato, os usuários do saudoso Yahoo Respostas terão até o dia 30 de junho para solicitar seus dados na plataforma, incluindo perguntas e respostas.