Voluntários arrecadam cerca de R$ 2 milhões para financiar alimentação para mais de 50 mil pessoas Com a redução do auxílio emergencial e a situação da pandemia cada vez mais grave, o movimento Transforma Brasil, plataforma nacional de voluntariado, retomou o Fundo Emergencial criado pelo movimento no início da pandemia com o objetivo de mitigar os impactos da crise em comunidades vulneráveis. Em uma semana, a campanha "Tamo Junto na Luta", já arrecadou quase R﹩ 2 milhões, que serão destinados à compra de cestas de alimentação para mais de 50 mil famílias atendidas pelos 4 mil projetos sociais cadastrados na base do movimento em todo o Brasil.

Até o final do mês de abril, o objetivo é levantar fundos para alimentar mais de 100 mil famílias. A iniciativa chama atenção para a necessidade de retomada das doações tanto pela sociedade civil quanto pelas empresas, já que desde o segundo semestre do ano passado o volume de doações despencou.

"O valor do auxílio emergencial será reduzido bruscamente no pior momento da pandemia, variando de R﹩ 150 a R﹩ 375 em quatro parcelas. Precisamos urgentemente trazer a pauta das doações à tona novamente para financiar alimentação para as comunidades carentes. Sem isso, as pessoas morrerão de fome", explica Fábio Silva, fundador do Transforma Brasil.

Na primeira fase de arrecadações, realizada no primeiro semestre de 2020, o Fundo Transforma Brasil levantou mais de R﹩ 31 milhões, que foram destinados para ações de assistencialismo. Foram doadas cerca de 6 mil toneladas de alimentos, atendendo 400 mil famílias em 27 estados brasileiros por meio de 3000 entidades sociais.

A organização também está promovendo programas de capacitação e geração de renda para comunidades carentes por meio do Educar Transforma. A iniciativa acontece em três pilares: capacitação (qualificação com conteúdo digital), incubação (mentoria e acompanhamento com projetos e iniciativas sociais), aceleração (acesso a recursos financeiros e materiais).

Dentro desse ecossistema, estão contemplados: ambiente virtual para capacitação e mentoria, mentores especialistas por área oriundos de instituições da rede Transforma Brasil (organizações da sociedade civil e empresas), kits de aceleração, microcrédito, definição das premissas para avanço nas fases do programa e acesso ao networking do ecossistema (parceiros, possíveis empregadores/empresas e investidores.

Campanha Tamo Junto na Luta

Site: http://www.tamojuntonaluta.com.br