Páscoa: Inmetro faz alerta para compra de produtos típicos da época Estamos na Semana Santa, a celebração mais importante do Cristianismo depois do Natal. A data é marcada por momentos de reflexão sobre a morte e ressurreição de Cristo, mas como todas as outras acabou ganhando conotação comercial. E para orientar os consumidores sobre cuidados com os produtos típicos desta época, como os ovos de chocolate e peixes, o Inmetro dá algumas dicas de segurança.

A primeira é preferir, sempre que possível, um estabelecimento que entregue a sua compra em sua residência. Se você for ao mercado para comprar pescados, como bacalhau, fique de olho no peso dos produtos pré-embalados, a dica aqui é do analista do Inmetro, Maurício Condessa.

E para aqueles que não sabem passar a Páscoa sem ovos de chocolate a dica é ficar atento no peso líquido do produto, que deve estar impresso na embalagem.

E, claro, tem aqueles brindes e brinquedos, que vêm dentro dos ovos, e que as crianças adoram. Aí, a atenção precisa ser redobrada, por causa das peças minúsculas, que os pequenos podem colocar na boca e se engasgar - ou até engolir. 

O chefe de Regulamentação do Inmetro, Hércules de Souza alerta que é preciso verificar se o brinquedo tem certificação e qual é a restrição de idade, informações que também devem estar sempre na embalagem do produto.

O Inmetro também informa que os fabricantes dos ovos que não cumprirem as regulamentações, terão os produtos apreendidos e podem pagar multa.