Governo do Rio divulga calendário unificado de vacinação e inclui novos grupos prioritários

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Saúde (SES), estabeleceu nesta terça-feira (30) o Calendário Único de Vacinação contra a Covid-19. O objetivo é padronizar as ações de imunização em todas as 92 cidades do estado, de forma a proteger a população de maior risco de adoecimento e de evolução para formas graves.

O anúncio foi feito pelo governador em exercício, Claudio Castro, em cerimônia pela manhã no Palácio Guanabara. Ele disse que a Secretaria de Estado de Saúde publicará ainda hoje um decreto instituindo o calendário.

A medida busca também intensificar a imunização de profissionais de saúde: até o próximo dia 10 de abril, serão vacinados todos os cerca de 324 mil profissionais de saúde que ainda não foram imunizados.

Profissionais da área de segurança e salvamento também passam a fazer parte do grupo prioritário, e serão imunizados do dia 12 a 17 de abril. 

Profissionais da área de Educação também estão entre os prioritários e serão imunizados a partir da segunda quinzena de abril.

As doses serão disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Segundo Castro, a inclusão de novos grupos prioritários não vai parar a imunização de idosos. De acordo com o calendário unificado todas as pessoas com mais de 60 anos deverão receber a primeira dose da vacina até o dia 17 de abril em todo o estado.