Governador Cláudio Castro se desculpa por festa de aniversário com aglomeração Na sexta-feira (26) o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, disse que este "não é o momento de fazermos festas. É o momento de ficarmos em casa. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa para falar sobre o decreto assinado por ele, que decretou um recesso sanitário de 10 dias. No entanto, vídeos denunciaram que o que o governador fez dois dias depois foi exatamente o contrário. Castro comemorou seus 42 anos em uma casa em Itaipava, na Região Serrana.// Uma funcionária relatou que o evento estava "muito cheio". Já um amigo afirmou que estava "todo mundo sem máscara".

O governador negou ter havido aglomeração ou festa com convidados. Mas diante das imagens acabou se desculpando pelo ocorrido.

"Foi um almoço com os meus familiares, pessoas que já convivem comigo diariamente. Realmente, alguns amigos acabaram aparecendo. E eu queria pedir desculpa, reconhecer o erro e pedir desculpa para toda a população fluminense", disse o governador.

"A gente tem trabalhado muito duro. Hoje mesmo, foi um dia que eu não parei o dia inteiro. Falei com o ministro da Saúde, com os prefeitos e secretários de Saúde da região Sul Fluminense, falei com o nosso secretário de Saúde. (...) Porque salvar vidas é o nosso grande objetivo. Continuaremos trabalhando dia e noite para abrir leitos e vacinar toda a nossa população", acrescentou.

Imagens também registraram pessoas aglomeradas e sem máscara no jardim e na porta da mansão. Na garagem, um carro oficial do governo estava parado. Na cozinha, a comida era preparada ao lado de uma caixa térmica com o nome do governador.

Nota oficial:
 
A assessoria de imprensa do governador em exercício, Cláudio Castro, informa que o almoço foi restrito à família. Afirma também que quatro dos carros que estão na porta são da segurança do governador.