INSS promete aplicativo para prova de vida à distância O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançará em meados de agosto o projeto piloto para realização de prova de vida pelo aplicativo Meu INSS, por meio de biometria. O procedimento dispensará o beneficiário do comparecimento às agências bancárias e da Previdência Social. Atualmente, a prova de vida é realizada pessoalmente nas agências bancárias.

De acordo com o Instituto, serão escolhidos mil segurados de dez municípios em diversas regiões do país para a biometria que será feita com a digital, no aplicativo do Meu INSS. Outro piloto é com biometria facial. O segurado irá gravar um vídeo no aplicativo de cerca de dois segundos, falando uma palavra, e a ferramenta irá buscar na base de dados e identificar se é ele mesmo.

A expectativa, segundo o INSS, é lançar a prova de vida biométrica ainda em 2019, tanto através da identificação de digital, quanto da facial.

O objetivo é facilitar o procedimento para os segurados, especialmente aqueles com problemas de locomoção. Hoje existem mais de 35 milhões de beneficiários do INSS. Em torno de 140 mil vão a uma agência bancária por dia para fazer prova de vida. A automatização também deve reduzir o custo para o cidadão, que acaba tendo que pagar deslocamento e alimentação na ida à agência bancária.