Vacinação de idosos com 75 anos está suspensa no município do Rio

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, na noite desta quinta-feira (11), a suspensão da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com 75 anos. Apenas pessoas com 76 anos ou mais e que receberiam a segunda dose continuarão a ser imunizadas.

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que está suspenso o calendário de vacinação contra a Covid-19, a partir desta quinta-feira (11). Ou seja, idosos com 75 anos, que receberiam a primeira dose nesta sexta-feira (12), deverão aguardar o recebimento das vacinas. Continuaremos a vacinação exclusivamente para idosos com 76 anos ou mais e da segunda dose do imunizante”, explicou a secretaria.

O motivo alegado pela prefeitura foi porque os pontos de vacinação do município tiveram uma procura maior do que o esperado nos últimos dois dias. “Neste tempo, a expectativa era aplicar 25 mil doses. No entanto, até o final desta quinta-feira, já foram vacinadas 38,6 mil pessoas: 13,6 mil doses além do previsto”.

De acordo com o secretário Daniel Soranz, a capital imunizou muitas pessoas de outros municípios e o governo federal entregou menos doses que o previsto, prejudicando o cumprimento do calendário. 

De acordo com Soranz, das 460 mil doses já aplicadas no Rio, 42 mil — ou quase 10% — foram "para outros munícipes". "No Sistema Único de Saúde todas as pessoas podem se vacinar em qualquer unidade de qualquer município", sublinhou.

A prefeitura informou que retornará com o calendário assim que receber novas doses.