Mulheres de Fé - Debora Lyra e a missão além dos microfones

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, damos início à série de entrevistas “Mulheres de Fé”. Até sexta-feira (12) você conhecerá um pouco mais sobre a vida de mulheres usadas por Deus para abençoar outras vidas com seus dons, talentos e fé. Mulheres que encantam e inspiram. Para começar, o Melodia News conversou com a locutora e apresentadora Debora Lyra. Conhecida pelo bordão “Sua Linda”, há 9 anos Debora comanda o programa Tarde Maior, de segunda a sexta-feira, ao lado de Edinho Lobo, na Rádio Melodia FM. Em casa, a parceria é com Isaias Filho, com quem é casada há 9 anos e dividiu a responsabilidade de criar a filha Rebeka (24 anos) e conviver com os enteados Isaias Neto (21) e Ezequiel (19). 

A vida de locutora é igual a de toda mulher que trabalha fora. Não dá para desligar da família, não é?


Debora Lyra: Apesar da correria do dia a dia, amo estar com minha família, gosto de todos eles pertinho de mim. Minha filha e meus enteados já são grandinhos, mas eu brinco, brigo, aconselho, oro com eles e por eles. Faço a minha parte. Entendo que ninguém cuida da minha família melhor do que Deus.
Ter tempo para a família é fundamental. Estar presente na vida deles, e tê-los em minha vida é uma alegria imensa.      

Mas antes da família, veio a escolha pela profissão. Como a locução entrou na sua vida?


Quando criança eu pensava em ser dentista (risos). Na verdade eu nunca havia sonhado em ser locutora até o dia em que me apresentaram os microfones. A construção do sonho começou quando eu era muito novinha. Aceitei o desafio e gostei! A partir daquele momento, daquela experiência, comecei a me interessar por locução e comunicação.

Qual foi o seu primeiro trabalho em rádio e quando e como chegou à Melodia?

Na década de 1980, mais precisamente em 1989, aos 13 anos de idade, conheci os microfones do rádio. Fui convidada pelo pastor e diretor da emissora, Raimundo Nobre de Almeida, para apresentar um programa para adolescentes na Rádio Difusora Duque de Caxias 1590 AM. Foi um tempo muito bom. Foram 5 anos de aprendizado.  

Aos 18 anos, em 1994, eu ousei pedir para fazer um teste na Rádio Melodia FM. Na época, o cantor Marcos Góes era o coordenador. Ele ouviu meu teste, apostou na minha voz e me deu uma oportunidade. Foi a primeira Rádio FM em que trabalhei. Fiquei pouco tempo na emissora. Estudei, me aperfeiçoei e passei por diversas emissoras de rádio e TV onde tive experiências incríveis. Sempre tive o privilégio de trabalhar em rádios evangélicas. 

No ano de 2012, num final de tarde, meu telefone tocou, era um convite inesperado. Foi uma grande surpresa! Era a Melodia FM me convidando para retornar à emissora e fazer parte do time de locutores.  

Comecei como folguista trabalhando nos finais de semana. Seis meses depois fui inserida na programação diária onde até o momento apresento o “Tarde Maior” ao lado de Edinho Lobo.      

De onde vem a força para administrar a vida profissional, familiar sem perder o lado feminino? 

Minha força vem de Deus! Sou totalmente dependente do Senhor “Porque dele, por ele, para ele são todas as coisas” - Romanos 11.36.

Precisamos ter sabedoria para administrar tudo o que o Senhor nos dá, inclusive o nosso tempo. É importante cuidar da saúde física, emocional, espiritual e da beleza. Cuide-se! Ame-se! Pratique exercícios, cuide do corpo, dos cabelos, das unhas, da pele. Desfrute da vida diariamente.  

De que forma você costuma incentivar outras mulheres a manter esse lado feminino, mostrando o ideal de Deus para elas na instituição chamada família?

A Bíblia tem instrução para tudo. É nela que me baseio até para incentivar outras mulheres. Nós, mulheres, estamos ocupando um espaço importante na sociedade. A discriminação e o preconceito ainda existem, mas é muito menor que outrora. O fato de a independência da mulher ser uma realidade atualmente, não nos exime, por exemplo, de sermos submissas aos nossos maridos dentre tantos outros conselhos que a Bíblia nos dá.  
Família é um projeto de Deus, nosso primeiro Ministério. “Se alguém não cuida dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente...” 1 Timóteo 5.8
.

O ser e o poder devem estar alinhados à Palavra de Deus para que tenhamos relacionamentos plenos no âmbito familiar.
 

Por mais que alcancemos posição de destaque, a feminilidade, o ser virtuosa deve sempre estar em alta em nossa vida, pois desta forma estaremos cumprindo a vontade de Deus.  

Você agora também é uma advogada. Como planeja conciliar as duas profissões?

Pensa numa pessoa determinada! Essa sou eu. Apresento todos os meus planos ao Senhor e peço a Ele direção para tudo!  


Eu amo demais minhas profissões. Tudo o que faço, me proponho a fazer com amor e propósito. Deus tem me dado ideias e estratégias para administrar tudo o que Ele tem permitido alcançar.


Em agosto de 2020, com muito esforço, trabalho e alegria, lancei minha tão sonhada marca, abri a “Esmalteria Suas Lindas”, um espaço maravilhoso de embelezamento das unhas, o qual administro junto com meu marido em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. 


No final de 2020 me formei em Direito, uma área que amo demais. Prestes a estar inscrita nos quadros da OAB, já sei em quais áreas vou atuar, e continuo estudando muito para exercer a advocacia com excelência. Tudo acontecerá no tempo de Deus. 


Sinto-me muitíssimo feliz e realizada por fazer parte do time de locutores da maior Rádio Gospel do Brasil, a Melodia FM.  

Sua vida certamente é um exemplo para muitas mulheres. Mas e você, em quem buscou inspiração, além de Deus?

Tanta gente me inspira... A começar pelas mulheres da minha família. Minha mãe Iza, minha irmã Bianca, minhas tias Maria Inês, Marisa ( in memorian) Edna, Neucy, Edmeia (in memorian), minha avó ( in memorian)  todas guerreiras! Mulheres vencedoras, maravilhosas! Da Bíblia, Debora, Rute, Ester e tantas outras. 

Qual a mensagem que você deixa às irmãs em Cristo neste Dia Internacional da Mulher?

Floresça onde Deus te plantar, marque vidas por onde passar, seja o que Deus te chamou pra ser. “Sejam dignas, sóbrias e confiáveis em tudo.” 1 Timóteo 3.11. Saiba quem você é em Cristo Jesus! Mulher, você é linda, forte, especial e muito amada por Deus!