Vacinação de pessoas de 60 anos em Duque de Caxias provoca filas quilométricas

A prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, decidiu vacinar, a partir de hoje (5), pessoas com 60 anos ou mais. A medida provocou uma corrida aos nove pontos localizados no distrito de Xerém e enormes filas que se arrastam pelas principais rodovias que cortam a cidade. As 6 mil senhas disponíveis para hoje já acabaram, mas as filas seguem durante esta manhã.

A Polícia Rodoviária Federal informou, por exemplo, que as filas de carros para chegar aos locais de vacinação estão provocando um engarrafamento na BR-040, que dá acesso ao distrito de Xerém. Às 7h30 de hoje, a retenção se estendia do km 101 até km 103.

Segundo a prefeitura deste que o terceiro maior município do Rio de Janeiro, foram dispoinibilizadas seis mil doses. Apenas em Duque de Caxias, a população com mais de 60 anos passa de 120 mil pessoas, de acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além disso, até então não era exigido o comprovante de residência, o que permite que pessoas de outras cidades se imunizem em Caxias.

Até ontem, Duque de Caxias estava vacinando idosos com 80 anos ou mais. Desde o início do Programa de Imunização, foram vacinadas 22 mil pessoas no município.

Duque de Caxias é o único município do Grande Rio que estendeu a vacinação a qualquer idoso acima de 60 anos.

Confira os locais:

Praça da Mantiquira (em sistema drive thru) - 1.000 doses

Praça de Xerém - 1.000 doses

Praça do Amapá - 700 doses

Praça do Capivari - 700 doses

Praça da Vila Santa Alice - 500 doses

Praça da Vila dos Blocos - 500 doses

Praça da Vila Canaã - 500 doses

Praça do Santo Antônio - 500 doses

Praça do Jardim Olimpo - 700 doses