Dia de Combate à Obesidade: dieta restritiva piora quadro da doença, diz especialista

Mais que uma pandemia, a obesidade tem sido uma doença crônica que afeta a qualidade de vida da população brasileira. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE, o contingente de obesos mais que dobrou no país num período de 16 anos.



De acordo com o levantamento, 9,6% dos homens brasileiros conviviam com excesso de peso em 2003. No caso das mulheres, o percentual era ainda maior, de 14,5%. No ano de 2019, esses números subiram para 22,8% e 30,2%, respectivamente.



Divulgada em outubro, a pesquisa chama a atenção neste 4 de março, Dia Mundial de Combate à Obesidade. Para a PhD em Nutrição e autora do best-seller "O Peso das Dietas", Sophie Deram, o quadro em relação à doença tende a piorar enquanto o foco no tratamento estiver ligado diretamente à perda de peso. 



Para contribuir no combate à obesidade, Sophie liberou a partir de hoje para o público em geral oito vídeos gratuitos do evento online "Manifesto para o novo olhar sobre a obesidade", realizado em novembro de 2020 com objetivo de despertar uma reflexão de como lidar de forma atualizada e humana com o tratamento do excesso de peso. O acesso poderá ser feito até sábado (06) no site do Manifesto.