Mesmo sem público nos estádios, as partidas de futebol, principalmente as decisivas, tem provocado grandes aglomerações. Torcedores costumam se reunir do lado de fora dos estádios e também seguem os ônibus que levam os atletas. No entanto, o Governo de São Paulo, que decidiu hoje colocar todo o estado na Fase 1-Vermelha a partir de sábado (06), não vai interromper o futebol paulista.
Segundo o Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, as competições esportivas seguirão normalmente, mas sem a presença de público, o que já acontece desde o ano passado.
“Até este momento, [o futebol em São Paulo] vai seguir o mesmo modelo cumprido na Europa, onde vários países decretaram lockdown e mantiveram o futebol e atividade esportiva sem plateia. Até agora, a decisão que temos é de manter as atividades da mesma forma que na Europa, até porque a população precisa de algum entretenimento nesse momento muito duro [da pandemia]”, disse José Medina, que integra o Centro de Contingência do Coronavírus em SP.
Durante a fase vermelha, só os serviços considerados essenciais nas áreas de logística, segurança, abastecimento e saúde podem funcionar, além de estabelecimentos religiosos. A medida entra em vigor no sábado (6) e vai até 19 de março. As aulas também vão poder continuar ocorrendo, com limite de presença dos alunos.
No domingo (7), já com a Fase Vermelha em vigor, a capital paulista recebe a final da Copa do Brasil: Palmeiras x Grêmio. O jogo será às 18h. Também estão previstas partidas do Campeonato Paulista neste período.