Entrega da Ordem do Mérito Cultural marca 456 anos do Rio de Janeiro

A capital fluminense completa 456 anos nesta segunda-feira (1º), com entrega da Medalha São Sebastião do Rio de Janeiro e diploma a 18 personalidades, associações, coletivos e instituições que usaram a cultura como elemento para reduzir os impactos da pandemia de Covid-19, incluindo desde criações artísticas até ajuda humanitária.

Mais de 2.800 pessoas fizeram indicações ao prêmio por meio de um formulário disponibilizado nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura. A escolha foi realizada entre mais de 600 indicações para homenageados com a Ordem do Mérito Cultural Carioca 2020, maior honraria do setor da cidade do Rio.

Os 18 homenageados serão lembrados em cerimônia que aconte nesta segunda-feira no Palácio da Cidade, às 14h. 

Fotografia

A exposição online O Mar de Malta – O Rio de Janeiro marca sua identidade nas fotografias de Augusto Malta, um dos mais importantes nomes da história da fotografia brasileira, será aberta hoje (1º) para marcar o dia do aniversário da cidade, com curadoria do fotógrafo e antropólogo Milton Guran e da pesquisadora Ana Bartolo. A mostra pode ser acessada no site mardemalta.com.

A exposição reúne 40 imagens do alagoano Augusto Malta, que apresentam o momento de virada da cidade na direção do mar, entendendo-o como área de lazer, afirmação cultural e práticas sociais na orla. Para Milton Guran, Malta se tornou, em mais de 40 anos, o mais dedicado cronista visual da cidade. 

As imagens selecionadas para a exposição fazem parte dos acervos do Museu Histórico da Cidade, Arquivo-Geral da Cidade, Museu da Imagem e do Som, Biblioteca Nacional, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Instituto Moreira Salles e o Arquivo George Ermakoff. A mostra estará disponível até 31 de julho deste ano.

Cristo Redentor

Aproveitando também a data comemorativa dos 456 anos da capital fluminense, o Santuário Cristo Redentor divulga o calendário de eventos que celebrarão os 90 anos do monumento mais conhecido do país. A festa principal está programada para o período de 9 a 17 de outubro próximo, no Sambódromo.

O aniversário do Rio de Janeiro será comemorado de forma tímida, sem grandes badalações, em virtude da pandemia de Covid-19.

Bondinho

Pela primeira vez, comemorando o aniversário do Rio de Janeiro, o Bondinho Pão de Açúcar promove a campanha Carioca Maravilha, que oferecerá desconto de 60% nos ingressos regulares adquiridos via online (www.bondinho.com.br), a partir desta segunda-feira (1º). A edição especial da campanha será válida durante todo o mês de março, beneficiando pessoas nascidas na cidade e moradores do Rio de Janeiro e Grande Rio.

De acordo com a administração do Bondinho Pão de Açúcar, a ação visa a valorizar a essência e a cultura cariocas. O benefício especial é válido para o passeio completo, que começa na estação da Praia Vermelha e vai até o Pão de Açúcar. Os valores promocionais não são cumulativos com outras opções de descontos já existentes.

Para aproveitar o benefício, adultos devem apresentar um comprovante de residência e documento oficial com foto, enquanto as crianças de 6 a 12 anos têm de mostrar certidão de nascimento ou documento oficial com foto que comprove ser residente ou nascido no Rio de Janeiro. Crianças de até cinco anos não pagam ingresso.

As normas de segurança sanitária de combate à covid-19 são adotadas pelo Bondinho Pão de Açúcar em seu funcionamento. O uso de máscara é obrigatório, podendo ser retirada apenas no momento de fazer refeições e desde que o distanciamento social seja mantido. Totens com álcool em gel estão disponibilizados ao longo de todo o parque e a medição de temperatura é feita em todos na entrada.

Além da demarcação do espaço de distanciamento físico nas filas, os bondes operam com capacidade reduzida e são sanitizados a cada viagem. O regulamento completo da promoção pode ser acessado no site oficial do Bondinho Pão de Açúcar.

MAR

Reaberto ao público no último dia 11 de fevereiro, o Museu de Arte do Rio (MAR) comemora oito anos de atividades, coincidindo com o aniversário de 456 anos da cidade. Para celebrar a data, o museu oferecerá ao público entrada gratuita às quintas-feiras, durante todo o mês de março.

O museu estava fechado há 11 meses, em função da pandemia. A reabertura é uma das primeiras medidas da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), à frente da instituição carioca desde janeiro, por meio de acordo de cooperação internacional firmado com a prefeitura municipal. A entidade é o primeiro organismo intergovernamental de cooperação no espaço ibero-americano e, desde 1949, trabalha em três campos de ação: cultura, educação e ciência.

A programação de aniversário começa com uma live (transmissão ao vivo pela internet) de Marcelo Campos e Raphael Callou, às 17h, quando apresentarão aos seguidores do equipamento no Instagram a programação do MAR para este mês. O público terá a oportunidade de conhecer a mostra inédita “Paulo Werneck - Murais para o Rio”, que vai ocupar uma das galerias do museu até agosto.

Encerrando as comemorações, no dia 27 de março, uma nova bandeira será hasteada no mastro do museu, marcando o início deste novo ano para a instituição. O MAR funciona de quinta-feira a domingo, das 11h às 18h. A entrada no Pavilhão de Exposições é permitida até as 17h. Os ingressos têm valor de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).