Rio 456 anos: 10 motivos para agradecer a Deus pela Cidade Maravilhosa

Nesta segunda-feira, 1º de março, o Rio de Janeiro completa 456 anos. Uma data marcada pela esperança de que dias melhores são possíveis, se entregarmos esta cidade bonita por natureza nas mãos do Seu Criador. 

A beleza natural da cidade fundada em 1º de março de 1565 por Estácio de Sá como a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, é reconhecida internacionalmente. Marcado por problemas comuns a toda megalópole, o Rio tem encantos que fazem seus moradores e visitantes elevarem seus olhos ao céu em gratidão a Deus.

Os motivos de agradecimento são muitos. Mas a gente resolveu te dar uma ajudinha e separamos 10 para que você entregue-os ao Senhor com o desejo de que a Sua graça possa transbordar sobre esta cidade, deixando-a cada vez mais maravilhosa.

Beleza natural - A mistura de serra com mar é de tirar o fôlego, e rodeia a cidade por todos os lados.


Academia a céu aberto – A cidade tem ciclovias, pistas, parques, orla... uma infinidade de áreas públicas onde as pessoas podem se exercitar ao ar livre. 

Economia de ponta – O Rio é uma das duas cidades globais brasileiras, fazendo parte da região que constitui a única megalópole da América do Sul, abarcando uma área que se estende até São Paulo e a Baixada Santista.

Uma das maiores florestas urbanas do mundo – O Rio tem uma floresta tropical, bem no meio da cidade, chamada Floresta da Tijuca. Com mais de 4.200 hectares, lá é possível entrar em contato com uma vegetação impressionante, lagos, fontes, sítios históricos, e ainda se surpreender com as mais de 200 espécies de aves e outros animais como o macaco-prego, a cutia e o cachorro-do-mato.

Segundo maior PIB do país - Com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 337,6 bilhões em 2017, dado oficial mais recente, a cidade do Rio perde apenas para São Paulo (R$ 699,3 bilhões) e tem a segunda maior economia do país, segundo o IBGE. Em termos de participação, 5% de toda a riqueza gerada no Brasil sai da cidade. 

Arquitetura - Aplaudida em todo mundo pela riqueza de seus traços e influências que remontam a diferentes conceitos e períodos históricos, a arquitetura do Rio de Janeiro mistura a herança dos projetos coloniais portugueses, a vanguarda coletiva modernista e a exuberância estética contemporânea por toda cidade.

Segunda maior população – O Rio é a capital brasileira com a maior população, atrás mais uma vez de São Paulo. A cidade possui 1.182 Km2 e tem uma população composta por 6.320.446 habitantes, de acordo com o mais recente Censo do IBGE, realizado em 2010.


Pôr do sol de aplaudir - A beleza é tanta que o costume de aplaudir os últimos momentos de sol, tradição de todos os dias de sol do Arpoador ao Leblon, vem desde o final dos anos 50, encantando moradores e turistas que passam pelo local. A data de nascimento do ritual é incerta, mas o costume se tornou um marco da carioquice e sua paixão por sol, céu e mar.

Maior grafite do mundo – E nem só de belezas naturais vive o Rio de Janeiro. Das mãos dos homens, além dos mundialmente famosos Cristo Redentor e Pão de Açúcar, o Rio tem o maior grafite do mundo. O mural Etnias do artista Eduardo Kobra, pintado no Boulevard Olímpico, área portuária da cidade, recebeu em 2016 o certificado do Guinness World Record, o Livro dos Recordes. O trabalho, que tem a extensão de 3 mil metros quadrados, representa a união entre os povos dos cinco continentes.

Rádio evangélica com maior audiência – Os cariocas escolheram a Melodia FM como a sua rádio número 1. Com uma população cada vez mais evangélica, a emissora também caiu no gosto de muitos que ainda não entregaram sua vida a Cristo.

Certamente você lembrou de outros motivos para agradecer a Deus pelo Rio de Janeiro. Não cale a voz do seu coração. A Cidade Maravilhosa precisa de nossas orações.



“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” (2Crônicas 7.14)