Saiba o que acontece se você não aceitar os Termos de Serviço do WhatsApp

Após adiamentos, o aplicativo de mensagens WhatsApp já tem uma nova data para início da sua nova política de privacidade: 15 de maio. Nesta semana, no entanto, a rede social anunciou que vai limitar o uso do app para quem não aceitar os novos termos.

Basicamente, a conta permanecerá ativa, mas o usuário depois de algumas semanas será proibido de enviar ou receber mensagens de texto — ou seja, o principal recurso do app.

"O WhatsApp não apagará sua conta, mesmo se você não aceitar a atualização dos Termos de Serviço até essa data. Entretanto, você não poderá usar alguns recursos do WhatsApp até aceitar essa atualização. Por um curto período, você ainda poderá receber chamadas e notificações, mas não poderá ler nem enviar mensagens pelo app", diz a atualização na seção de perguntas e respostas do site oficial do mensageiro.

A limitação das funcionalidades está relacionada aos Termos de Serviço e Política de Privacidade do WhatsApp, que foram revisados e atualizados com novidades em relação à coleta de dados durante a interação com contas comerciais.

A implementação da função aconteceria neste mês de fevereiro. Mas a polêmica em torno do assunto foi tão grande que a empresa resolveu adiá-la.

Os usuários podem aceitar os temos de privacidade depois de 15 de maio de 2021, mas a partir desta data já experimentarão consequências pelo não aceite. Quem não consentir com as novas regras não poderá mais ler ou enviar mensagens pelo aplicativo. Mas poderá ler as notificações de mensagens e aceitar as mensagens de voz e de vídeos recebidas de seus contatos.

O WhatsApp não informou por quanto tempo o usuário poderá usar o app com as funções limitadas.

A principal mudança que tem sido comunicada se refere ao compartilhamento de dados pessoais dos usuários do WhatsApp com outras empresas do grupo Facebook. Na realidade, esse compartilhamento já existia antes do anúncio de mudanças nas regras. Mas o que muda agora é que os usuários devem aceitar que esse compartilhamento seja realizado.