Publicidade

Famoso pastor e escritor renega a fé e termina casamento Joshua Harris, autor do popular best-seller evangélico "I Kissed Dating Goodbye", que aqui no Brasil ganhou o nome de “Eu Disse Adeus ao Namoro”, declarou na sexta-feira (26) que disse adeus à sua fé cristã.

Dias depois de anunciar via Instagram que ele e sua esposa estariam permanentemente separados, Harris, conhecido no início dos anos 2000 como um guru do relacionamento, disse que não é mais um cristão.

“Estamos escrevendo para compartilhar as notícias que estamos nos separando e continuaremos juntos como amigos. Nos últimos anos, algumas mudanças significativas ocorreram em nós dois. É com amor sincero um pelo outro e compreensão da nossa história única como casal que estamos avançando com essa decisão. Esperamos criar um futuro generoso e solidário um para o outro e para nossos três filhos incríveis nos próximos anos”, escreveu ele nas redes sociais em uma foto ao lado da ex-esposa.

“Eu passei por uma grande mudança em relação a minha fé em Jesus”, escreveu ele. “A palavra popular para isso é 'desconstrução', a palavra bíblica é 'caindo'. Por todas as medidas que tenho para definir um cristão, eu não sou cristão.”

O autor, agora controverso, disse que é receptivo a "uma forma diferente de praticar a fé", embora admita que "não está lá agora".

Harris também usou o post para anunciar seu apoio à comunidade LGBTQ. Ele creditou suas antigas perspectivas à sua "autojustiça" e "abordagem baseada no medo da vida".

Harris sugeriu que seu afastamento do cristianismo desempenhou um papel importante na decisão dele e de sua esposa de se separar, uma decisão que ele anunciou na semana passada.

O escritor e ex-pastor, de 44 anos, deplorou seus escritos anteriores, dizendo que “não concorda mais com sua ideia central de que o namoro deve ser evitado”, referindo-se ao livro “I Kissed Dating Goodbye”, que era popular nos círculos cristãos conservadores.

"Eu agora acho que o namoro pode ser uma parte saudável de uma pessoa, desenvolvendo relacionamentos e aprendendo as qualidades que mais importam em um parceiro", disse ele.

Harris também disse que chegou a um acordo com o editor do livro para retirá-lo de produção. O livro, que Harris escreveu quando tinha apenas 20 anos, não será mais impresso depois que as atuais cópias em circulação forem vendidas.