Réplica da Arca de Noé é resposta de apologista a ateus e céticos O apologista Ken Ham, CEO e fundador da “Answers in Genesis” (Respostas em Gênesis, em tradução livre) atraiu um nível totalmente novo de atenção internacional quando abriu o parque temático “Ark Encounter” (Encontro com a Arca) em 2016, com uma réplica em tamanho real da Arca de Noé, localizada em Williamstown, Kentucky, EUA.

Ham recentemente disse em um podcast sobre o que o levou a construir a estrutura de 155 metros de comprimento, 26 metros de largura e 16 metros de altura. Ele revelou sobre sua busca por ajudar as pessoas a compreender melhor as escrituras.

“O dilúvio de Noé é um evento muito importante ... e ainda assim é ridicularizado pelos ateus”, disse ele, observando que uma questão persistente sempre o atormentava quando ele trabalhava como professor na década de 1970.

Ham disse que os alunos muitas vezes tentavam abrir buracos na narrativa de Noé, questionando como todos os animais poderiam caber dentro da arca. Eles argumentaram que, devido à tarefa aparentemente intransponível, o relato do dilúvio mundial simplesmente não poderia ser uma história da vida real.

Esta pergunta e argumento persistentes mais tarde deixaram Ham ponderando o que ele poderia fazer para melhor trazer o relato bíblico à realidade - e é aí que as raízes do “Ark Encounter” foram estabelecidas.

“E se construíssemos a Arca de Noé em escala usando as medidas da Bíblia?”, ele ponderou.

Essa busca culminou com a criação da imensa réplica da arca, uma atração que tem uma vez e meia o comprimento de um campo de futebol. Com três pavimentos de exibições dentro do “Ark Encounter”, Ham acredita que está dando aos visitantes a chance de ver o épico bíblico de uma maneira muito mais clara.

“Faz com que a Bíblia ganhe vida de uma forma que as pessoas não podem experimentar em nenhum outro lugar”, disse Ham. “E responde a essas perguntas céticas.”

O apologista acredita que o “Ark Encounter” ressalta o grande dilúvio como um “evento integral na história” e como uma lembrança do amor de Deus.

“A própria arca de Noé é uma imagem de Jesus, quando Noé e sua família passaram por uma porta para serem salvos”, disse Ham. “Portanto, precisamos passar por uma porta para sermos salvos.”