Prefeitura do Rio multa Cedae em R$ 1 milhão por vazamento de esgoto na Lagoa

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira (18) que multou a Cedae (Companhia de Águas e Esgoto do Rio) por vazamento de esgoto no Rio dos Macacos, que desagua na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul da cidade.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente do Rio, Eduardo Cavaliere, a infração será enviada à Cedae ainda hoje, após reincidência da companhia:

"Esse vazamento não é novo. Nos dias 14 e 21 de janeiro, a prefeitura advertiu a Cedae para que fizesse as obras necessárias à interrupção do vazamento. Depois disso, houve uma adequação apenas provisória e o vazamento voltou a acontecer" – contou o secretário.

Um laudo da Rio-Águas, órgão municipal que supervisiona as atividades referentes ao saneamento no Rio, mostrou que o vazamento de esgoto tem origem no Canal do Jóquei, a partir de uma elevatória na Rua Visconde Albuquerque, no Leblon:

"O material deveria ser lançado através de um coletor para o emissário de Ipanema, mas primeiro houve um problema com a bomba e agora com a tubulação que faz a ligação com essa bomba. Esse conserto é de responsabilidade da Cedae" – explicou Cavaliere.

O auto de infração e o relatório de vistoria serão enviados pela Secretaria do Meio Ambiente à Delegacia de Proteção do Meio Ambiente para a apuração da responsabilidade penal pelo vazamento. A Cedae ainda não se posicionou sobre o caso.