Drive-thru da Uerj não fará vacinação nesta segunda e terça-feira

Os idosos de 84 e 83 anos que serão imunizados nesta segunda (15) e terça-feira (16) devem ficar atentos aos locais de aplicação da vacina. O drive-thru da Uerj, no Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro, não vai funcionar nestes dias. O serviço será retomado na quarta-feira (17), das 9h às 15h.

Já o drive-thru do Parque Olímpico funcionará normalmente durante toda a semana, das 9h às 15h, assim como as 236 clínicas da família e centros municipais de saúde. O ideal é que a pessoas se vacine na sua unidade de saúde de referência, que pode ser consultada aqui.

Já os idosos acamados ou com dificuldade de locomoção podem ser imunizados em casa. Para isso, um parente responsável deve procurar na plataforma Onde ser Atendido  a unidade de saúde mais próxima de sua residência, onde vai receber todas as orientações sobre a vacinação. Em caso de dificuldade, também poderá solicitar pelo e-mail agendamentovacinacovid@rio.rj.gov.br.

O Rio de Janeiro é a cidade do estado que mais vacinou contra o coronavírus. Já foram aplicadas no município 225 mil doses, o que corresponde a 3,33% da população. Pelo cronograma informado pelo Ministério da Saúde, há previsão do Rio receber novas remessas de doses nas duas próximas semanas, com as quais espera manter a programação da vacinação para os próximos grupos prioritários.

Cronograma interrompido

Hoje (15) pela manhã, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou por meio de uma postagem em suas redes sociais que a cidade terá que interromper a campanha de vacinação contra a Covid-19 na quarta-feira (18) por falta de doses do imunizante.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o calendário retorna na próxima segunda, dia 22, quando a cidade deve receber mais doses da vacina do Instituto Butantan.

Segunda dose garantida

As vacinas para a segunda dose de quem tomou a primeira no início da campanha estão garantidas e começarão a ser aplicadas na semana que vem. As equipes de saúde aproveitarão a terça-feira de carnaval para retornar às instituições de longa permanência, onde aplicarão a segunda dose em idosos que vivem em asilos e pessoas com deficiência institucionalizadas. População indígena e quilombola, além dos profissionais das unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) envolvidos na campanha de vacinação também receberão a segunda dose neste dia.

Ainda no dia 16, unidades hospitalares e de pronto atendimento deverão aplicar a segunda dose da vacina nos próprios profissionais que tomaram a primeira no local de trabalho em janeiro.

 



 



*Prefeitura RJ