Forte terremoto é sentido em Fukushima e Tóquio, no Japão

Os moradores de Fukushima e de Tóquio, capital do Japão, sentiram os efeitos de um forte terremoto neste sábado (13). O tremor de magnitude 7,1 teve epicentro no mar ao leste do país de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Com epicentro a 90 km da cidade de Namie, na costa do Japão, o terremoto foi sentido também na capital Tóquio e em Fukushima. Em 2011, o trágico tsunami atingiu três reatores nucleares da cidade e provocou a evacuação de diversas regiões. Desta vez, porém, não foi emitido nenhum alerta de tsunami.

Mesmo assim, as agências de notícias japonesas relatam alguns estragos em construções e diversos casos de incêndios nas áreas de Miyagi e Fukushima. As autoridades japonesas confirmaram ao menos 50 pessoas feridas após o sismo.

De acordo com o gabinete do primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, cerca de 950 mil famílias ficaram sem energia e muitas delas foram levadas para abrigos. Um escritório de gerenciamento de crise foi criado e a companhia de energia Tokyo Electric Power Company está monitorando as usinas nucleares para garantir que não tenha havido vazamento de material radiativo.

Círculo de Fogo

O Japão se localiza na região do globo terrestre conhecida como “Círculo de Fogo do Pacífico”, onde o encontro entre placas tectônicas proporciona a ocorrência frequente de eventos sísmicos e atividade vulcânica.