Em razão da pandemia de Covid-19, muitos estados e munícipios brasileiros revogaram seus pontos facultativos e cancelaram suas festas e desfiles de carnaval. No Rio, o estado manteve o ponto facultativo em órgãos e entidades públicas estaduais, enquanto que a prefeitura da capital revogou os pontos facultativos tanto da segunda de carnaval (15) quanto da quarta-feira (17).
Veja como será o funcionamento dos principais serviços no estado:
Bancos fecham
Apesar disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febrabab) informa que, de acordo com a resolução do Banco Central, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 15 e 16/02 - segunda e terça-feira de carnaval - não haverá atendimento ao público nas agências.
Na quarta-feira de cinzas (17) o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências. Nas agências que fecham antes das 15h, o atendimento começará mais cedo para que seja respeitado o mínimo de três horas de funcionamento.
Comércio vai abrir
O comércio vai permanecer aberto no Rio durante toda a próxima semana. Um acordo firmado entre a Fecomércio-RJ e o Sindicato dos Trabalhadores do setor permite a abertura das lojas tanto na segunda e na quarta, quanto no feriado de terça-feira (16). A abertura será facultativa, cabendo a decisão a cada comerciante.
Transportes sem esquema especial
Os trens da SuperVia funcionarão em programação normal de dias úteis durante a semana, exceto no feriado de terça, quando circulam com horários da grade sábados (entre 4h15 e 23h, dependendo do ramal).
O metrô também não terá programação especial e os horários do feriado de terça seguirão o padrão de domingos (das 7h às 23h).
Na cidade do Rio, a prefeitura estuda restringir a circulação dos ônibus e demais transportes em caso de o desrespeito às regras contra aglomerações fugir do controle. A princípio, a programação segue normal.
Serviços do estado interrompidos
As unidades do Poupa Tempo não vão funcionar durante todo o feriado prolongado. O serviço volta ao funcionamento normal na quarta-feira (17), das 8h às 17h. O Detran-RJ e o Procon-RJ também não farão agendamentos nem na segunda nem na terça, retornando ao normal na quarta.
*com informações da Agência Brasil e do Governo do RJ