Estado do Rio distribui mais vacinas contra a Covid-19 aos municípios; capital teme falta de doses

Na manhã desta quinta-feira (11), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) realizou a entrega de uma nova remessa da vacina CoronaVac contra a Covid-19, com 131.110 doses, para os 92 municípios do estado. No Grupamento Aero-Móvel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, dois helicópteros levaram os imunizantes de 88 municípios.

No último fim de semana, o Ministério da Saúde (MS) encaminhou para o estado do Rio de Janeiro 282.200 doses da vacina, que estão armazenadas na câmara fria da Coordenadoria Geral de Armazenamento (CGA), em Niterói. Após ser contabilizado e registrado, metade do lote foi enviado aos municípios para ser aplicado como primeira dose no grupo elencado como prioritário pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A outra metade do lote será enviada aos municípios dentro do prazo (21 dias) para a aplicação da segunda dose, garantindo o cumprimento do esquema vacinal.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) enviou ofício aos 92 municípios afirmando ser de extrema importância que os responsáveis técnicos e gestores municipais organizem suas ações de imunização, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidoses seja utilizado em sua plenitude.

Vacinação

Após Niterói e São Gonçalo terem interrompido – e retomado – a campanha de vacinação no começo da semana por falta de doses, o mesmo pode ocorrer no município do Rio.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS), só há doses até o próximo sábado (13), dia de repescagem para idosos com 85 anos ou mais. Em nota, a SMS disse que “conta com a chegada de novas doses a partir da próxima semana. Caso essa entrega não aconteça, o calendário será interrompido até a chegada de novas doses”.

A expectativa é para a chegada na próxima semana de mais uma remessa da vacina Oxford/AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Um novo lote da CoronaVac só deve chegar no dia 23 de fevereiro.

Segundo o levantamento ‘Coronavírus Brasil’, mais de 318 mil pessoas já receberam a primeira dose de vacinas contra a Covid-19 no estado do Rio, o que corresponde a 1,83% da população. A SES-RJ ainda não divulgou números relativos à segunda dose.



*com informações da SES-RJ