Bancos ficarão fechados na segunda e terça-feira de Carnaval Em razão da pandemia de Covid-19, muitos estados e município brasileiros revogaram seus pontos facultativos e cancelaram os desfiles e blocos de Carnaval. Apesar disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que, de acordo resolução do Banco Central, o calendário de feriados bancários está mantido. Nos dias 15 e 16 de fevereiro - próximas segunda e terça-feira - não haverá atendimento ao público nas agências.

Na chamada quarta-feira de cinzas (17) o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Restrições no Rio de Janeiro
Um decreto publicado pela prefeitura do Rio no início deste mês, proíbe a concentração e desfile de blocos e escolas de samba na cidade no período de 12 a 22 de fevereiro deste ano. O objetivo da medida é evitar aglomerações durante o período carnavalesco na cidade, devido à pandemia de Covid-19.

A prefeitura também suspendeu o ponto facultativo da segunda-feira de carnaval (15), apesar de o feriado de terça-feira (16) estar mantido.

Também está proibida a entrada de ônibus e outros veículos de fretamento na cidade durante esse período. A exceção são aqueles que prestem serviço regular para empresas e hotéis.

Caso haja descumprimento do decreto, a prefeitura poderá apreender bens e equipamentos, como instrumentos musicais e trios elétricos. Também estão previstas multas e interdições de estabelecimentos (caso a apresentação do bloco ocorra em um desses locais). Blocos e outras agremiações que infringirem o decreto também não poderão desfilar no carnaval de 2022.