São Gonçalo suspende vacinação contra a Covid-19 por falta de doses

Por falta de doses desde a última sexta-feira (05) a vacinação da população geral contra a Covid-19 foi suspensa em São Gonçalo nesta segunda (08). Apenas os profissionais de saúde da linha de frente do enfrentamento à pandemia estão sendo imunizados.

De acordo com a prefeitura de São Gonçalo, que na semana passada abriu a vacinação para idosos acima de 90 anos e profissionais de saúde de qualquer idade, pessoas de outros municípios foram à cidade para se vacinar, o que levou ao esgotamento das doses. O Ministério Público do Rio notificou, no último sábado (06), o secretário municipal de Saúde André Vargas sobre a antecipação de grupos prioritários diante da escassez de doses.

Mesmo com a vacinação suspensa, muitos gonçalenses foram aos postos hoje e voltaram para casa de mãos – ou braço – vazias. A população reclama da falta de informação sobre a campanha de imunização no município:

“São Gonçalo não está dando informação nenhuma dessa vacina. No Rio tem um calendário. Eu estou acompanhando, mas aqui não tem, por isso eu vim aqui hoje [no posto]. Sexta veio gente da Região dos Lagos e até de Macaé. Aí hoje eu vim pra cá pra ver se conseguia” – relatou o aposentado Alcides Rodrigues.

Por volta das 7h30 da manhã, em meio a uma extensa fila no Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, um funcionário do posto passou avisando:

“A vacina acabou na sexta-feira. No site da prefeitura não tem nada, eu só vim avisar vocês. Acabou na sexta-feira não tem previsão de chegada. Não tem previsão de chegada. São Gonçalo não tem vacina”.

A prefeitura de São Gonçalo informou que aguarda a chega de novas doses para retomar a vacinação dos grupos prioritários.