Secretaria do Consumidor alerta para venda de falsas vacinas  contra a Covid-19

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) está alertando a população para a venda de falsas vacinas contra a Covid-19 pela internet e até em feiras livres. Todas as doses dos imunizantes são distribuídas exclusiva e gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O alerta é da secretária titular da Senacon, Juliana Domingues, que também comentou o risco de golpes financeiros a partir das supostas compras online de vacinas contra a Covid:

“Essas supostas vacinas podem causar problemas sérios de saúde e segurança. Além disso, podem ser golpes para a obtenção de dados ou dinheiro do consumidor. Ficamos surpresos com essa ação de pirataria, porque é uma conduta imoral. Já vimos outros produtos pirateados, mas no caso da vacina é realmente muito grave.” – contou Juliana em entrevista à CNN Brasil.

De acordo com a secretária, os imunizantes falsos também estão sendo comercializados em feiras livres pelo país. Os vendedores estão sendo autuados e a população pode denunciar os casos ao Ministério da Justiça e Segurança Pública pelo e-mail vacinapiratacncp@mj.gov.br. O Procon e o canal consumidor.gov.br também estão atendendo às denúncias.

Vale lembrar que todas as vacinas contra a Covid-19 estão sendo distribuídas gratuitamente em postos de saúde públicos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A rede particular ainda não teve acesso aos imunizantes.