Município do Rio inicia hoje ano letivo de forma remota

Os alunos da rede municipal do Rio do Rio de Janeiro voltam às aulas remotamente nesta segunda-feira (08). O ensino presencial será retomado a partir do dia 24, começando pela pré-escola, primeiro ano e segundo ano. Os demais segmentos têm retorno previsto para março e abril.

As aulas remotas serão transmitidas pelo programa Rioeduca, que estreia na TV Escola nesta segunda-feira (08), com videoaulas elaboradas e apresentadas por professores da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio. Serão abordados temas dos componentes curriculares do Ensino Fundamental, que incluem Educação Infantil, 1º ao 9º ano, além de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os programas são exibidos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, em rede aberta e fechada, pela TV Escola. A MultiRio, braço audiovisual da SME, está articulando com a pasta a organização da programação.

Nesta segunda-feira, durante a programação de Rioeduca na TV, acontece a Aula Inaugural com o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, transmitida a partir das 9h15, ao vivo, e com reapresentação às 15h15 e às 19h30. O secretário dá as boas-vindas à comunidade escolar e fala sobre o planejamento para 2021. O primeiro dia da programação também traz um vídeo de apresentação sobre o Rioeduca na TV, exibida ao longo do dia, e programas do acervo da MultiRio - entre 7h45 e 9h, 10h20 e 12h05 - voltados ao acolhimento de alunos, professores e demais profissionais da educação. Na parte da tarde, há a reapresentação do bloco da manhã.

As videoaulas começam a ser exibidas na terça-feira (9/2), em uma programação com cerca de 10 horas diárias de conteúdos curriculares distribuídos de acordo com faixas de atendimento, etapas e modalidades de ensino. De manhã, a partir das 7h30, a grade é voltada para a Educação Infantil. Às 8h, começam as videoaulas para os primeiros anos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). No final da manhã, a partir das 9h50, vai ao ar a programação para os anos finais (6º ao 9º ano). Já à tarde, a partir das 13h30, há a reapresentação dos blocos da manhã. À noite, a partir das 20h, as videoaulas são destinadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Um dos destaques de Rioeduca na TV é a interação com o público por meio de dois momentos ao vivo diariamente, às 9h15 e às 15h15. Nas duas primeiras semanas, entre os blocos de videoaulas, essa interação é com o programa Explorando Caminhos, que busca apresentar o trabalho nas diferentes áreas pedagógicas e componentes curriculares. Nas semanas seguintes, a interação será incorporada à grade de programação, com dois momentos de tira-dúvidas ao longo do dia, para que os alunos que assistiram ao bloco anterior possam enviar suas perguntas a um professor que responderá ao vivo.

Rioeduca na TV vai ao ar pelo sinal aberto da TV Escola (canal 2.3) e também pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 235). As videoaulas de Rioeduca na TV também ficam disponíveis no canal da MultiRio no YouTube. Além disso, no Portal MultiRio, uma área especial reúne informações sobre o Rioeduca na TV, como a programação, e conteúdos relacionados.