Pesquisa aponta que Rio de Janeiro tem a segunda pior mobilidade urbana do mundo

Um estudo feito pelo aplicativo Moovit, plataforma on-line de mobilidade urbana, analisou milhões de viagens feitas por usuários por meio de transportes públicos em 104 cidades de 28 países em 2020. O raio-x feito pela empresa mostra que o Rio de Janeiro é a segunda cidade com maior média de distância em viagens com uso de transporte público; os cariocas percorrem cerca de 12 quilômetros a cada viagem. O percurso médio feito pelos cariocas só não é maior do que o registrado em Israel, de pouco mais de 18 quilômetros por viagem.

De acordo com a pesquisa, 11% dos moradores do Rio passam mais de duas horas em trajetos feitos em transportes públicos. Já os passageiros da região metropolitana do Rio gastam, em média, 67 minutos em deslocamentos feitos nos transportes públicos.

Como consequência da dificuldade de mobilidade urbana, mais de 30% dos passageiros reduziram o uso de transporte público durante a pandemia no país. 

O estudo também ouviu a opinião dos passageiros sobre a qualidade dos serviços no transporte público.

Aumento de frota contra superlotação 


Um dos principais focos de aglomeração na cidade do Rio, o transporte público vem sendo prioridade nos debates entre cientistas e empresas de transportes. Na reunião mais recente do Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19, especialistas e integrantes da prefeitura citaram a possibilidade de aumento de frotas do ônibus e metrô para mitigação do público. 

Nesta terça (26), o Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19 da UFRJ emitiu uma nota que também ataca esse problema e recomenda troca de janelas dos veículos por persianas fixas, para garantir melhor circulação de ar.

A Rio Ônibus citou a dificuldade de aumento de frota diante da penúria financeira das empresas do setor e disse que a maioria dos veículos tem janelas que podem ser abertas. 

Já o MetrôRio afirmou que trabalha com a mesma frota do período pré-pandemia nos horários de pico e que seu sistema de ar-condicionado realiza filtragem do ar.