Pesquisa: idosos também compraram mais pela internet durante a pandemia

Pessoas de mais de 55 anos adotaram de vez as compras online durante a pandemia de Covid-19. Cada vez mais adaptados ao mundo digital, 40% dos idosos aumentaram ou mantiveram seus hábitos de compras virtuais durante o ano de 2020.

Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Kantar Ibope, que mapeou o comportamento do público de mais de 55 anos que usa a internet regularmente, os chamados “masters conectados”. Cerca de 85% deles foram à rede para pesquisar sobre produtos ou serviços de interesse. Dentre esses, 75% efetivaram ao menos uma compra online.

As principais categorias de produtos buscadas pelos masters conectados são produtos de limpeza doméstica (80% deles); compras de supermercado (75%); e medicamentos (74%). Mais da metade dos entrevistados tem algum serviço de telefonia e internet contratados.

O grupo também marcou presença nas redes sociais e nos serviços digitais. Durante o isolamento social, quase todos os idosos entrevistados tinham um perfil ativo no Facebook, por exemplo. Em média, eles passaram 42 horas online por mês, pouco mais de uma hora por dia.

Além disso, também estiveram ativos nos serviços de streaming, consumindo vídeos, filmes e séries. Dentre o grupo entrevistado, 92% utilizou serviços gratuitos, como o Youtube, e 89% consumiu conteúdo de serviços pagos, como a Netflix.