Uma menina italiana de 10 anos morreu asfixiada após participar de um desafio no TikTok, rede social de compartilhamento de vídeos, popular entre os jovens. O desafio consiste em prender a respiração até desmaiar.
Moradora de Palermo, na Sicília, a garota Antonella estava gravando com o celular enquanto tinha a respiração impedida com um cinto enrolado no pescoço, no chamado “desafio do apagão”, ou “blackout challenge”. Momentos depois, sua irmã, de 5 anos, a encontrou caída inconsciente. Antonella foi levada pelos pais ao hospital, mas não resistiu.
“Não sabíamos de nada” – lamentou o pai da menina – “só sabia que Antonella entrava no TikTok para ver vídeos. Como imaginar essa atrocidade? A minha filha, minha pequena Antonella, morreu em um jogo extremo do TikTok, não consigo aceitar isso!” – completou.
A Promotoria Pública de Palermo abriu uma investigação para apurar possível incitação ao suicídio. O celular da menina foi confiscado e os investigadores querem saber se ela estava em uma chamada de vídeo com alguma outra pessoa ou se ela foi diretamente convidada por alguém para participar do desafio.
Em nota, a equipe da plataforma informou que “a segurança do TikTok é nossa prioridade máxima, estamos à disposição das autoridades competentes para colaborar em toda a investigação.” A rede tem 800 milhões de usuários ativos ao redor do mundo.
Vida digital dos pequenos demanda cuidados
O caso acende o alerta para a segurança das crianças na era digital. De acordo com uma pesquisa do Cyber Handbook, cerca de 80% dos pais não sabem o que os filhos acessam na internet. A rede pode ser uma ótima ferramenta de entretenimento, estudo e apreensão cultural, mas também apresenta perigos para os usuários mais jovens que não são assistidos.