Menina de 10 anos morre asfixiada na Itália após participar de desafio no TikTok

Uma menina italiana de 10 anos morreu asfixiada após participar de um desafio no TikTok, rede social de compartilhamento de vídeos, popular entre os jovens. O desafio consiste em prender a respiração até desmaiar.

Moradora de Palermo, na Sicília, a garota Antonella estava gravando com o celular enquanto tinha a respiração impedida com um cinto enrolado no pescoço, no chamado “desafio do apagão”, ou “blackout challenge”. Momentos depois, sua irmã, de 5 anos, a encontrou caída inconsciente. Antonella foi levada pelos pais ao hospital, mas não resistiu.

“Não sabíamos de nada” – lamentou o pai da menina – “só sabia que Antonella entrava no TikTok para ver vídeos. Como imaginar essa atrocidade?  A minha filha, minha pequena Antonella, morreu em um jogo extremo do TikTok, não consigo aceitar isso!” – completou.

A Promotoria Pública de Palermo abriu uma investigação para apurar possível incitação ao suicídio. O celular da menina foi confiscado e os investigadores querem saber se ela estava em uma chamada de vídeo com alguma outra pessoa ou se ela foi diretamente convidada por alguém para participar do desafio.

Em nota, a equipe da plataforma informou que “a segurança do TikTok é nossa prioridade máxima, estamos à disposição das autoridades competentes para colaborar em toda a investigação.” A rede tem 800 milhões de usuários ativos ao redor do mundo.

Vida digital dos pequenos demanda cuidados

O caso acende o alerta para a segurança das crianças na era digital. De acordo com uma pesquisa do Cyber Handbook, cerca de 80% dos pais não sabem o que os filhos acessam na internet. A rede pode ser uma ótima ferramenta de entretenimento, estudo e apreensão cultural, mas também apresenta perigos para os usuários mais jovens que não são assistidos.


Siga-nos