Em meio ao caos na saúde, Manaus inicia vacinação contra a Covid-19 com enfermeira indígena

Manaus, capital do Amazonas, escolheu uma enfermeira indígena para ser a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 na cidade. Vanda Ortega atua no Parque das Tribos, bairro que abriga diversas etnias indígenas, e recebeu a primeira dose da CoronaVac ainda nesta segunda (18).

Os grupos indígenas que vivem em terras indígenas estão incluídos nas fases prioritárias da vacinação contra a Covid, já que encontram maior dificuldade no atendimento e são mais vulneráveis a comorbidades. Por ser profissional de enfermagem, Vanda também está incluída no grupo prioritário dos trabalhadores da saúde. Ela teve atuação importante no tratamento de comunidades indígenas durante suas folgas.

Colapso em Manaus

A cidade de Manaus enfrenta um colapso do sistema de saúde devido à explosão de casos de Covid-19. O surto mais recente tem sido relacionado ao espalhamento de uma nova variante do coronavírus, que aparenta ser mais transmissível, o que torna a vacinação ainda mais urgente.

Vacina chegou a todos os estados

As doses da vacina do Instituto Butantan já chegaram a todos os 26 estados brasileiros e ao Distrito Federal. Na manhã desta terça (19), Rondônia foi o último estado a receber as doses. O Acre, no começo da tarde de hoje, foi o último a iniciar a vacinação.