Enem 2020 começa hoje com cuidados contra a Covid-19

Serão aplicadas neste domingo (17) as primeiras provas do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio), porta de entrada para as principais universidades públicas do Brasil. O exame acontece em meio a protestos contra sua realização durante a alta de casos da Covid-19 no país.

As últimas semanas foram de incertezas, mas o Enem começa neste domingo. Cerca de 5,6 milhões de candidatos estão inscritos em todo o Brasil. Eles vão fazer hoje as provas de linguagens, ciências humanas e a esperada prova de redação. A exceção fica para os candidatos do Amazonas, onde a Justiça suspendeu a realização das provas devido ao colapso do sistema de saúde. Uma nova data será definida.

Cuidados

Além de todos os documentos, caneta preta com material transparente e algum lanche, os estudantes não podem esquecer das máscaras. Elas serão obrigatórias para a realização da prova e recomenda-se que os candidatos tenham uma reserva em caso de troca. Também é importante levar o próprio álcool em gel, ainda que estejam disponíveis nas salas.

Epidemiologistas também recomendam cuidado no deslocamento para os locais de prova, especialmente para os candidatos que utilizam transporte público. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h. Candidatos com sintomas ou diagnóstico de doenças infecciosas, a exemplo da Covid-19, terão uma segunda chance de fazer a prova se apresentaram atestado até um dia antes da realização das provas.