A política e um sanduíche confiscado na Holanda

Entrou em vigor no primeiro minuto de 2021 o Brexit, processo em que o Reino Unido deixou a União Europeia. Na prática, os britânicos já não compartilham com os demais países europeus a permissão para o livre trânsito e transporte de mercadorias entre os territórios. E isso ficou bem claro para um motorista inglês que teve seu sanduíche confiscado por autoridades holandesas.

Funcionários da alfandega da Holanda foram mostrados por uma TV do país orientando viajantes do Reino Unido sobre as novas regras. Entre elas, está a restrição para a entrada de laticínios e carnes nos países da União Europeia.  Foi então que o motorista britânico teve seu sanduíche caseiro de presunto confiscado pela alfândega holandesa.

O motorista ficou espantado e perguntou se não poderia “importar” para a Holanda apenas os pães, tirando o delicioso recheio do sanduíche. Mas a resposta foi clara: “Não, tudo será confiscado. Bem-vindo ao Brexit, senhor. Sinto muito.”

Restrições até no futebol

Os principais impactos do Brexit são nas relações comerciais entre os países do bloco europeu e o Reino Unido, bem como na relação entre os trabalhadores “estrangeiros”, que antes poderiam circular livremente entre os dois territórios, mas agora precisarão conseguir novos vistos de trabalho.

E as relações de trabalho podem ser observadas também no futebol. O campeonato inglês, o mais forte do mundo, teve que criar um complexo sistema de regras para facilitar a entrada de jogadores de outras nacionalidades no país. A Premier League, como é chamada, é a liga mais forte do mundo, em grande parte por conta dos atletas de outros países.